Os direitos das pessoas com deficiência foram tema do guia eleitoral da candidata a senadora Teresa Leitão (PT) nesta quarta-feira (21) Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (PcD). A petista fala da importância de se garantir inclusão nos diversos ambientes sociais, e se compromete a atuar por esta causa no Senado.
“Muitas pessoas têm menos oportunidades que outras. Sofrem muito para ter acesso a saúde, educação, emprego, renda, transporte, e a outros bens e serviços. Eu conheço bem as dificuldades dos cadeirantes, das pessoas idosas e de todos os que têm alguma deficiência. No Senado, trabalhar pela inclusão é uma prioridade para mim”, diz.
O programa destacou uma lei estadual, de autoria de Teresa, voltada à acessibilidade de cadeirantes e idosos no transporte público. Com essa lei, os ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife ficaram obrigados a permitir a entrada de idosos e portadores de deficiência física pela porta traseira, caso os assentos destinados a eles, na parte dianteira do veículo, estejam preenchidos.
Paulo Fernando e Roberto Barros, do segmento PcD, declararam apoio a Teresa: “Ela exerceu um grande papel na Assembleia Legislativa em defesa dos direitos das pessoas com deficiência”, e “ela vai poder levar todas as lutas nossas para serem aprovadas no Senado”.
Em seguida, a candidata se compromete a apoiar também cegos, pessoas de baixa visão, surdos, ensurdecidos e pessoas com espectro autista; lutar pela escola inclusiva; formar e concursar professores capazes de usar linguagens acessíveis, como libras e áudio descrição. “Eu quero firmar um compromisso com eles e com elas, e com suas famílias”, conclui.