Cenário Político: a disputa pelo voto no Grande Recife

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
25 de agosto de 2022 às 07h00min
Foto: Daniel Tavares

Coluna da quinta

Maior colégio eleitoral com 2.995.268 eleitores, os votos da Região Metropolitana do Recife vem sendo bastante disputados pelos candidatos majoritários. Dos 14 municípios que compreendem a RMR, nove são administrados por gestores que já declararam apoio a Danilo Cabral (PSB).

Todas as principais chapas contam com, pelo menos, um representante da região metropolitana, sendo uma delas com o ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), que por pouco mais de cinco anos comandou a segunda cidade mais populosa do estado.

Com bases consolidadas em Caruaru e Petrolina, Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (UB), que brigam pelo segundo lugar, deixaram aliados cuidando do terreno e intensificaram a presença na RMR, visando conquistar uma fatia desses 43% que votam nessa localidade.

Com exceção de Danilo, que no Recife caminha de mãos dadas com o prefeito João Campos (PSB), os demais candidatos têm apostado numa fadiga dos governos do PT e PSB, que juntos, somam 20 anos gerindo a capital pernambucana e é com isso que os demais concorrentes tentam ganhar espaço.

Adesivaço
O deputado Milton Coelho (PSB) está mobilizando apoiadores para no próximo sábado (27) promover um grande adesivaço no seu comitê, localizado no Recife. Nos últimos meses, o parlamentar conquistou importantes adesões e parcerias na RMR, que serão fundamentais para a manutenção do seu mandato na Câmara Federal.

QG eleitoral
Os deputados Zé e Wolney Queiroz, ambos do PDT, marcaram para amanhã (26) a inauguração do comitê em Caruaru. A dupla que vai tentar a reeleição na Alepe e Câmara Federal, respectivamente, já vem cumprindo uma intensa agenda de reuniões na Capital do Agreste e cidades vizinhas e não terá uma eleição nada confortável este ano.

Incentivo
O candidato à reeleição ao cargo de deputado federal, Luciano Bivar (UB), tem se empenhado na aprovação de um PL que trata da redução da tarifa de energia para o consumo voltado para a atividade de irrigação e aquicultura. Recentemente, Bivar teve um encontro com pescadores no Recife e firmou um compromisso com os trabalhadores.

Proibição
A Justiça Eleitoral proibiu a militância de Marília Arraes (SD) de usar camisas com o símbolo e a sigla do PT para distribuir material de campanha e portar bandeiras. O desembargador Eleitoral Auxiliar Rogério Fialho Moreira entendeu que isso acaba “confundindo o eleitorado”. A ação foi movida pela Frente Popular, que tem Danilo Cabral (PSB) como candidato apoiado pelo PT.

Negativa
Mesmo com documentos enviados ao STF apontando que o senador Humberto Costa (PT) foi beneficiário do Orçamento Secreto, sua assessoria entrou em contato com a coluna e negou que houve indicação de emendas. O tema está em alta nos últimos dias em Pernambuco, devido aos nomes de Carlos Veras (PT) e Marília Arraes (SD) também terem surgido numa lista.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO