Perpétua Dantas tem vitória na Câmara de Caruaru

Notícias
Por Karol Matos
19 de agosto de 2022 às 11h30min
Foto: Divulgação

A vereadora Perpétua Dantas (PSDB) teve uma importante vitória na Câmara de Caruaru, na sessão de ontem (18), que votou a Lei de Diretrizes Orçamentárias. A LDO é elaborada anualmente pelo Executivo municipal, e estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte, mas os vereadores podem pedir para incluir outras prioridades no orçamento, através de emendas.

Algo que chamou atenção é que na LDO votada em 2021, Perpétua, que fazia oposição ferrenha à então prefeita Raquel Lyra (PSDB), apresentou nove emendas com 49 metas voltadas para a zona rural, cultura e educação. Na época, as emendas foram rejeitadas em bloco por toda a base de Raquel, mesmo com parecer favorável do Jurídico da Casa para sete das nove propostas apresentadas. Foram 18 votos contrários e Perpétua acreditava ser um movimento orquestrado pelo governo municipal para derrotá-la.

Hoje, sob administração de Rodrigo Pinheiro (PSDB), que vive em lua de mel com os parlamentares desde que assumiu o comando do Palácio Jaime Nejaim, a vereadora apresentou, novamente, nove emendas com 44 metas. Desta vez, coincidência ou não, todas foram aprovadas por unanimidade pelos demais pares.

“A votação da LDO comprovou o espírito democrático e republicano do prefeito Rodrigo Pinheiro. Um ambiente descontraído, positivo, de construção coletiva de políticas públicas, totalmente diferente do que aconteceu no ano passado. Estou muito feliz com a aprovação das emendas e quem ganha com elas é toda população de Caruaru da cidade e da zona rural”, comemorou Perpétua.

Entre as emendas da tucana que foram aprovadas para o orçamento de 2023 estão as políticas públicas para os serviços públicos, ordem pública, cultura e turismo, sistema de garantias, esporte e lazer, saúde, educação, desenvolvimento rural, economia criativa, pessoa idosa, pessoa com deficiência e LGBTQIA+.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO