Cenário Político: diferença entre Rodrigo e Raquel é visível

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
2 de maio de 2022 às 00h00min
Foto: Diego Figueiredo

Coluna da segunda

Apesar de terem sido companheiros de chapa e logo em seguida de governo, as diferenças entre o prefeito Rodrigo Pinheiro e da ex-prefeita Raquel Lyra, ambos do PSDB, são muitas. Invisibilizado durante os últimos cinco anos, o atual gestor vem buscando imprimir sua marca e parece que a estratégia está dando certo. Tanto que conseguiu neutralizar as críticas que a gestão vinha recebendo de vereadores na Câmara de Caruaru.

Ao longo desses primeiros 30 dias de gestão, o tucano exonerou o ex-secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Rodrigo Miranda, que foi rebaixado a secretário executivo na Secretaria de Educação e Esportes. Mesmo com uma enxurrada de críticas e problemas criados com o Legislativo, Raquel Lyra decidiu bancar o engenheiro nesse que é um dos principais espaços do governo.

Um outro ponto foi o surgimento de um suposto comissionado fantasma que desde novembro de 2021 reside na Espanha. Rodrigo não titubeou e exonerou o ex-servidor no mesmo dia em que a denúncia foi feita, afastando para longe o que poderia ser um escândalo nos primeiros dias de governo. O antigo ocupante do cargo estava lotado desde o primeiro ano de gestão de Raquel Lyra.

Para completar, ambos devem trabalhar para eleger federais distintos. Enquanto Rodrigo Pinheiro pedirá voto para Daniel Coelho (Cidadania), a pré-candidata ao Governo do Estado incentiva, nos bastidores, o projeto de Bruno França, ex-secretário de Desenvolvimento Rural e sócio do seu marido, Fernando Lucena, que apesar de ocupar um cargo no gabinete de Daniel, também tem trabalhado pelo nome de Bruno.

Se antes, Rodrigo era visto como vice decorativo na gestão centralizadora de Raquel Lyra, aos poucos vem ganhando protagonismo, comprovando que mais do que um auxiliar, ele pode se tornar uma forte liderança política fora dos clãs que há décadas comandam a Capital do Agreste.

Nome para o futuro
O que se comenta nos bastidores é que a ex-prefeita Raquel Lyra (PSDB) investirá em Bruno França (Cidadania) para federal visando as eleições de 2024. Caso sua aliança com o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) seja desfeita no meio do percurso, Bruno seria a opção da tucana para disputar o Palácio Jaime Nejaim

Tradição junina
A voz do clipe oficial do São João de Caruaru 2022 será a do cantor Elifas Júnior. A gravação foi feita na última sexta-feira (29), na capital pernambucana. O artista que é conhecido na cidade como o ‘Rei das Drilhas’, é um dos destaque no período junino e deve se apresentar no palco principal e Polo Alto do Moura.

Força
O deputado estadual Erick Lessa (PP) segue em ritmo acelerado de trabalho. Ele fez uma reunião com mais de 130 apoiadores de Caruaru e região no último sábado (30). O deputado federal Fernando Monteiro (PP) também esteve no local, firmando parceria com Lessa e anunciando a destinação de mais R$ 1 milhão em recursos. Lessa já havia conseguido um montante de mesma ordem com o federal no segundo semestre do ano passado.

Prazo
Após a troca de farpas entre o deputado federal Milton Coelho (PSB) e uma dirigente estadual do PP, o clima azedou de vez e a permanência de Eduardo da Fonte (PP) na Frente Popular se tornou uma grande incógnita. Nos bastidores, já é dado como certo um desembarque nos próximos dias.

Na rua com os aliados
Cada vez mais alinhado com a direita pernambucana, o pré-candidato ao Governo do Estado, Anderson Ferreira (PL), foi recebido por uma multidão na Avenida Boa Viagem, no Recife, neste Dia do Trabalhador. Os apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), demonstraram apoio ao projeto encabeçado pelo liberal no estado.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO