Coluna da segunda
Atualmente, Caruaru conta com três representantes na Assembleia Legislativa de Pernambuco, mas essa configuração pode ser alterada a partir de 2023. O fim das coligações deve ser um complicador na vida desses parlamentares, que juntos receberam 77.413 votos na Capital do Agreste em 2018, sendo Tony Gel o majoritário naquele ano.
Com a entrada de novos nomes de Caruaru na disputa, como Armandinho (SD), Raffiê Dellon (UB), Diogo Cantarelli (Patriota) e o empresário Rodolfo Silva (PL), os votos se espalharão ainda mais. Além disso, alguns deputados de fora têm conquistado importantes apoios na cidade, a exemplo de Romero Sales Filho (UB), Wanderson Florêncio (SD), Rodrigo Novaes (PSB) e Alessandra Vieira (UB).
Mesmo com a tendência de reduzir sua votação em Caruaru, Erick Lessa (PP) é o que mais tem condições de garantir a reeleição. O deputado ampliou consideravelmente suas bases fora da cidade. Já José Queiroz (PDT) montou uma chapa com nomes desconhecidos e o fato de limitar sua atuação apenas ao município implicará no resultado final.
Ao contrário de Lessa e Queiroz, o deputado Tony Gel foi o único que mudou de partido. Trocou o MDB pelo PSB, que atualmente ocupa 15 cadeiras na Alepe. A chapa conta com nomes competitivos, o que vai exigir do ex-prefeito uma maior articulação para garantir sua permanência na Casa de Joaquim Nabuco.
Representação
Mesmo não sendo de Caruaru, em 2018 a deputada estadual Priscila Krause (Cidadania) foi apoiada pela então prefeita Raquel Lyra (PSDB) e uma série de lideranças locais. Caso não esteja na majoritária, a parlamentar, que tem uma relação pessoal e política forte com a tucana, pode ser novamente apoiada no município pelo mesmo grupo.
Ampliação feminina
A representação feminina de Pernambuco na Câmara Federal tem tudo para crescer na próxima legislatura. Nomes como Maria Arraes (SD), Andreza Romero (Podemos), Iza Arruda (MDB) e Teresa Leitão (PT) surgem como fortes nomes para atuar em Brasília. Atualmente, apenas a deputada Marília Arraes (SD) representa o estado no Congresso.
Mudança
Insatisfeito com o tratamento que vem recebendo da Frente Popular, o deputado Eduardo da Fonte pode levar o PP para o palanque de Marília Arraes (SD). Caso a aliança seja concretizada, a pré-candidata ao Governo do Estado ganharia valiosos segundos no programa eleitoral de rádio e TV.
Aliança
O presidente da Câmara de Arcoverde, vereador Wevertton Siqueira (PSB), confirmou neste final de semana os seus candidatos. Para estadual, Siqueirinha, como é conhecido, votará em Tiago Pontes (Republicanos). Já para federal, o apoio será dado a Guilherme Uchoa Jr. (PSB), que tem ampliado consideravelmente suas bases.
Nova Jerusalém
O deputado Danilo Cabral (PSB) foi o último dos pré-candidatos ao Governo do Estado a visitar o espetáculo da Paixão de Cristo, em Fazenda Nova. Danilo esteve acompanhado do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSB) e de Pedro Campos (PSB), que este ano será testado nas urnas na disputa para federal.
Fim da emergência
Durante pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou o fim da Espin (Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional) da Covid-19. Um ato normativo deverá ser editado nos próximos dias, regulamentando a decisão.