O trabalho de articulação política do deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) foi fundamental para viabilizar as obras de restauração do Cine Olinda, que está fechado há mais de 40 anos. O espaço será recuperado através de parceria entre o governo do estado e a Prefeitura, para voltar a receber olindenses e turistas. Os serviços foram orçados em R$ 2 milhões, divididos entre R$ 1,5 milhão dos cofres estaduais.
“O Cine Olinda é um dos mais importantes marcos culturais da cidade, pois foi fundado há mais de 100 anos, em 1911. Com a revitalização nas áreas externa e interna, este patrimônio vai retornar ao dia a dia da cidade“, destacou o parlamentar.
Neste mês, o governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito Professor Lupércio assinaram um convênio para iniciar o restauro, que deve começar ainda neste primeiro semestre. “É um cinema centenário e importantíssimo, que está há muitos anos fechado. O nosso propósito é de poder, definitivamente, reabrir esse importante equipamento cultural que faz parte da história de Olinda“, afirmou Lupércio, na ocasião.
O espaço foi fundado como Cine Theatro de Variedades e renomeado cerca de uma década depois. Seu ponto alto foi entre as décadas de 1930 e 1960, período que incluiu a presença do lendário artista plástico Bajado no quadro de funcionários, em funções que foram de pintor de cartazes a gerente. Já desativado enquanto ponto de cultura, o prédio funcionou como depósito de açúcar, alojamento para desabrigados e boliche.