Cenário Político: partidos começam a apresentar chapas

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
26 de março de 2022 às 00h00min
Foto: Rafael Bandeira

Coluna da sexta

Entrando na reta final da janela partidária, alguns partidos ainda correm contra o tempo para garantir a montagem da chapa proporcional. Já outros estão bem encaminhados. Algumas legendas também iniciaram a apresentação dos nomes, a exemplo do MDB, que até pouco tempo era dado como certo no palanque de Miguel Coelho (UB).

Os emedebistas, no entanto, concorrerão apenas na esfera nacional. A sigla vai para a disputa com Raul Henry, Elias Gomes, Joãozinho, Zé Maurício, Tonynho Rodrigues, Priscila Ferraz, Iza Paula Arruda, entre outros nomes. Atualmente o MDB conta com Raul na Câmara Federal e sua reeleição é prioridade.

Já o PSDB, que era visto com bastante desconfiança por muita gente, tem amarrado bem os nomes para a Alepe e Câmara. Para estadual, os tucanos contarão com Izaías Régis, Joaquim Neto, Débora Almeida, Lucinha Mota, Delegada Patrícia, Delegado Rossine, Armandinho, Álvaro Porto e Priscila Krause, com chances de eleger uma ampla bancada.

Já o PSB, que conta com pré-candidatos de peso para a Casa de Joaquim Nabuco, vem com Gleide Ângelo, Rodrigo Novaes, Tony Gel, Simone Santana, Diogo Moraes, Francismar Pontes, Aglailson Vitor, Rodrigo Farias e mais uma sequência de nomes que ultrapassarão a casa dos 25 mil votos.

Esses são só alguns exemplos dos tantos partidos que já estão fechando as listas para encarar as urnas, a exemplo do PP, que na última semana recebeu Clarissa e Júnior Tércio, como também o União Brasil e a federação contendo o PT, PCdoB e PV. Sem dúvidas, a configuração de deputados estaduais e federais por Pernambuco sofrerá significativas mudanças.

Estreia
Após vários ensaios, o empresário Tonynho Rodrigues (MDB) vai encarar as urnas neste ano. Ele participou de um evento da sua sigla ontem (25), na capital pernambucana e está entre os nomes que disputarão uma vaga na Câmara Federal. A chapa foi montada com a contribuição do PSB e pode alcançar os 300 mil votos e Tonynho tem tudo para ser eleito.

Alfinetada
O pré-candidato do PSB, Danilo Cabral, que cumpriu uma extensa agenda nos dois últimos dias pelo interior do estado, não perdeu a chance de alfinetar a sua quase candidata ao Senado Marília Arraes (PT). “Não podemos entregar Pernambuco a gente que está aí em nome de um projeto pessoal”, disparou.

Isolamento
Quem acompanhou a coletiva realizada pela deputada Marília Arraes, que assumiu ontem (25) o comando do Solidariedade, notou que nenhuma liderança política de expressão estadual esteve presente para acompanhar o ato. Marília tem dialogado com outros pré-candidatos e pode precisar fazer concessões para sair do isolamento.

Jogando contra
Ao entrar no STF para federalizar o controle de Fernando de Noronha, o presidente Jair Bolsonaro (PL) coloca seu aliado, Anderson Ferreira (PL), numa verdadeira saia justa, já que o arquipélago pertence a Pernambuco. Diversos políticos reagiram contra a decisão de Bolsonaro. O governador Paulo Câmara (PSB) também foi ao STF.

Encontro
A Rede Sustentabilidade reúne, neste sábado (26) seus principais nomes para uma conferência estadual que acontecerá no Assentamento Normandia, em Caruaru. Além do deputado Túlio Gadêlha, estarão presentes Marina Silva, Heloísa Helena, Randolfe Rodrigues, entre outras lideranças.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO