Nesta quarta-feira (23), o deputado estadual Romero Sales Filho (UB), ao lado da vice-prefeita Patrícia Alves, representando a prefeita Célia Sales (PTB), participaram da inauguração da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Camela.
O novo equipamento, uma conquista articulada pelo deputado estadual, instalado em terreno doado pela Prefeitura do Ipojuca, representa uma demanda de décadas da população, beneficiando toda a comunidade do distrito ipojucano e garantindo melhor qualidade de abastecimento para os moradores.
“Estou muito feliz por mais essa conquista para a população de Camela. Uma ação fruto da nossa parceira junto à Compesa e a Prefeitura para beneficiar mais de 25 mil habitantes“, disse o deputado Romero Sales Filho. Em seu discurso o parlamentar lembrou que a primeira ETA foi inaugurada pelo seu avó, Jaime Lins, na década de 70.
A vice-prefeita do Ipojuca, Patrícia Alves, enfatizou: “agora nossa população pode ligar as torneiras e sair uma água limpa, de qualidade, uma demanda esperada há muito tempo por todos”, destacou a gestora.
A nova ETA de Camela irá abastecer 30 litros por segundo, enquanto o antigo equipamento tinha a capacidade de fornecer de 19 a 22 litros por segundo. O equipamento, mais moderno, vai beneficiar toda a comunidade urbana do Distrito.
Com a nova intervenção, o sistema poderá beneficiar novas áreas ou reduzir a área de rodízio do fornecimento. A nova ETA de Camela também vai melhorar a qualidade da água que é distribuída para os moradores, sendo uma estação convencional com quatro etapas de tratamento (flotulação, decantação, filtração e desinfecção).
“A gente nunca viu uma água dessa qualidade. Antes a água vinha na cor de lama e agora estamos vendo uma água limpa“, agradeceu à prefeita e ao deputado pela articulação da obra a moradora Alice Gomes da Silva, 66 anos.
Também participaram da entrega da nova ETA, a presidente da Compesa, Manuela Marinho, e os secretários municipais Giuliana Cavalcanti (Infraestrutura); Puran Medeiros (Desenvolvimento Econômico); Osvaldo Morais (Defesa Social); Cícero Morais (Governo); e Erivelto Lacerda (Orçamento Participativo).