Coluna da terça
Após esconder o jogo por meses, enfim, a prefeita Raquel Lyra assumiu, na noite desta segunda-feira (21), durante evento do PSDB e Cidadania na capital pernambucana, que disputará o Governo do Estado. “A marcha ré quebrou, vamos ‘simbora’”, disse a tucana, se referindo a sua candidatura.
Há poucos dias, Raquel cravou para aliados que não dava mais para esperar e o resultado disso foi sua mudança de postura ontem. Essa sinalização era aguardada por muita gente que acompanha a política estadual, principalmente porque a gestora tem liderado as últimas pesquisas e é vista como um nome natural na disputa.
Havia a tentativa de uma construção para que Raquel e Marília Arraes (PT) estivessem juntas no mesmo palanque, mas a deputada bateu o pé e também vai disputar o comando do Palácio do Campo das Princesas. O partido é o Solidariedade e o anúncio será feito ainda esta semana. A decisão foi comunicada ao ex-presidente Lula ontem.
Ao se antecipar a Marília e falar, de forma indireta, que encabeçará um projeto para o Estado, Raquel joga a pressão para cima da neta de Arraes, que tem exatamente dez dias para atrair nomes para a sua chapa proporcional e buscar alianças para formar sua chapa majoritária.
Garantido
Animado com o projeto tucano no estado, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, garantiu ontem (21) que não faltará recurso para Raquel Lyra brigar de igual para igual com os demais nomes já colocados para a majoritária, incluindo também os candidatos a estadual e federal da federação.
Semana decisiva
Em conversa com coluna, a delegada Patrícia Domingos, que disputou a Prefeitura do Recife em 2020 pelo Podemos, garantiu que até o final desta semana anuncia o seu novo partido. Ela tem diálogo com diversas siglas, entre elas, o PSDB. Patrícia vai buscar uma cadeira na Alepe.
Reforço
Se Miguel Coelho (UB) conquistou o apoio de Raffiê Dellon na Capital do Agreste, Raquel Lyra filiou ontem (21), Lucinha Mota ao PSDB. Aos poucos, as chapas proporcionais vão se estruturando e as disputas para estadual e federal prometem ser acirradas.
Abatido
Não passou despercebida a fisionomia de poucos amigos do ex-presidente Lula, no registro feito após a conversa com a deputada Marília Arraes. Na ansiedade de publicizar o momento com o petista, a foto foi apagada nas suas redes sociais e uma outra foi publicada.
Prestígio
A posse do deputado Clodoaldo Magalhães na presidência do PV foi bastante concorrida por diversos políticos que integram a Frente Popular. Apesar da ausência de Danilo Cabral (PSB), o prefeito do Recife, João Campos, e o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, fizeram questão de marcar presença. A petista Teresa Leitão (PT) também esteve no evento.