Secretário de Educação quebra silêncio sobre reajuste dos professores e transporte escolar em Caruaru

Notícias
Publicado por Karol Matos
21 de março de 2022 às 16h50min
Foto: Divulgação/PMC

O secretário de Educação de Caruaru, João Paulo Derocy, que pouco se pronuncia publicamente sobre a pasta que comenda, falou hoje (21), em uma entrevista à Rádio Jornal. Pela primeira vez, ele comentou sobre assuntos considerados “espinhosos”, como o reajuste para os professores e a situação do transporte escolar.

A proposta inicial era de que apenas os contratados teriam aumento de 33,24%, como estabelecido pelo Governo Federal. Efetivos e aposentados não seriam amparados com esse percentual, e foram contra o Projeto de Lei, que acabou sendo retirado de votação na semana passada, quando foi aberta uma mesa de negociação com os professores.

“O processo de negociação é um processo democrático. A categoria traz as suas demandas, uma demanda que advém das perdas salariais nos últimos anos, por conta da pandemia. E do lado da Prefeitura, nós estamos abertos e nos colocamos sempre à disposição para poder chegar a um denominador comum. Nossa expectativa é que a gente consiga chegar a uma proposta que seja adequada, tanto para a categoria, quanto adequada às fianças da Prefeitura”, disse João Paulo.

Neste momento, um novo encontro está acontecendo no Centro Administrativo, onde fica a sede da Secretaria de Administração. Na última reunião estiveram presentes João Paulo Derocy; o presidente da AMTTC, Diogo Bezerra, que já foi secretário da Fazenda; Simone Benevides, que hoje é chefe da pasta; e Ana Maraíza, secretária de Administração. Todos fazem parte do comitê gestor montado pela Prefeita Raquel Lyra (PSDB), após a decretação da greve dos professores.

A paralisação, no entanto, foi suspensa após ser considerada ilegal pela Justiça. O Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino de Pernambuco (Sinduprom) tenta recorrer da decisão e diz que, se conseguir e não houver uma proposta que agrade a categoria, poderá decretar nova greve.

Transporte Escolar
Ainda na entrevista, o secretário de Educação foi questionado sobre a situação dos transportes escolares em Caruaru. Quatro deles chegaram a ser detidos pela Polícia Rodoviaria Federal, sendo dois apreendidos. A situação é um alerta, principalmente depois do acidente que matou quatro estudantes em Riacho das Almas.

Na semana passada, os vereadores da oposição tiveram uma reunião com o Ministério Público de Pernambuco, onde foi apresentado um relatório com as irregularidades apontadas pela PRF. Sobre o assunto, João Paulo diz estar aberto a qualquer questionamento.

“A Prefeitura, pela Secretaria de Educação, vem fiscalizando a gestão do contrato de transportes. Hoje nós temos mais de 100 rotas rodando normalmente e nós estamos abertos, também, a responder qualquer questionamento. Lembrando que hoje, a Secretaria, que é fiscalizadora do contrato, vem cumprindo seu papel de verificar cada rota, entendendo quais são os problemas e repassando. Fizemos as devidas notificações à empresa, quando encontramos alguma irregularidade, e seguimos fiscalizando e acompanhando a execução do contrato”, defendeu João Paulo.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO