Cenário Político: Laura Gomes e o fantasma da reeleição 

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
7 de março de 2022 às 06h30min
Foto: Roberto Soares

Coluna da segunda

Em 2010, ainda exercendo o mandato de vereadora em Caruaru, Laura Gomes (PSB) resolveu tentar um voo mais alto e foi eleita deputada estadual pela primeira vez com 40.962 votos. Já em 2014, a socialista caiu a votação para 34.427, ficando na suplência e assumindo a Secretaria de Direitos Humano de Pernambuco no início de 2015.

Laura reassumiu uma cadeira na Alepe em 2017, quando a prefeita Raquel Lyra, hoje no PSDB, deixou a Casa de Joaquim Nabuco para assumir o comando da Prefeitura de Caruaru. Em 2018, Laura Gomes mais uma vez tentou a reeleição e novamente ficou na suplência, caindo quase 20 mil votos em relação a 2014. 

Logo em breve, o secretário de Ciência, Tecnologia e Informação, Lucas Ramos, reassumirá o espaço na Assembleia Legislativa de Pernambuco, ocupado temporariamente por Laura Gomes, que pretende disputar uma vaga na Câmara Federal, desafio muito mais complexo do que buscar a manutenção do seu mandato. 

A atuação de Laura sempre foi pautada na defesa dos Direitos Humanos. No Legislativo, a parlamentar sempre teve atuações combativas, mas que por algum motivo nunca foram convertidas em votações expressivas, que sempre dificultaram a sequência do seu projeto no parlamento, com exceção da Câmara de Caruaru, onde conseguiu ser reconduzida na eleição de 2008.

Militância
O deputado federal Túlio Gadêlha vestiu de vez a camisa da Rede Sustentabilidade. Mesmo sem ainda estar filiado, o parlamentar tem liderado encontros da sigla para formalizar diretórios em diversos municípios de Pernambuco.

Projeto
No plano estadual, a Rede Sustentabilidade vai apoiar o advogado João Arnaldo. Já para a Presidência da República, a tendência é que a sigla caminhe com Lula. Logo mais, às 10h, você pode acompanhar na Rádio Jornal Caruaru a entrevista completa com o deputado Túlio Gadêlha.

Identidade
Caso o prefeito Anderson Ferreira (PL) não monte uma estratégia para vincular sua imagem ao presidente Jair Bolsonaro (PL), o pré-candidato ao Governo do Estado poderá ter seu projeto comprometido. Bolsonaristas já estão em diálogo com outras siglas para a disputa proporcional.

Calendário
Após diversos diálogos na última semana, o projeto de lei que trata do piso salarial dos professores em Caruaru deve ser votado esta semana, na Câmara Municipal. A tendência é que a matéria entre na pauta do dia na próxima quinta-feira (10) e a expectativa é de que seja aprovada com uma certa folga.

Escolhido
O governo Bolsonaro indicou, no último sábado (5), Rodolfo Landim para presidir o Conselho de Administração da Petrobras. O presidente do Flamengo é engenheiro civil e ingressou na estatal em 1980. A Petrobras registrou lucro líquido de R$ 106 bilhões em 2021.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO