O produtor cultural recifense Leo Salazar anunciou nesta terça (1º), por meio de nota enviada à imprensa, sua pré-candidatura à deputado estadual pelo Cidadania. Ele está elaborando uma projeto político orientado para o desenvolvimento do turismo, da cultura e da economia criativa em Pernambuco, do litoral ao sertão. Leo sinaliza seu apoio à pré-candidatura da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), ao Governo do Estado, bem como à reeleição do deputado federal Daniel Coelho (Cidadania).
Leo trabalha desde 2021 como secretário-executivo de desenvolvimento econômico, turismo e economia criativa na Prefeitura de Caruaru, cargo do qual irá se desincompatibilizar no próximo dia 31 de março. Léo também é aluno do curso de mestrado em hotelaria e turismo na Universidade Federal de Pernambuco, onde realiza pesquisa sobre turismo, cultura e sociedade.
Léo Salazar tem 42 anos de idade, é técnico em contabilidade, bacharel em jornalismo e pós-graduado em gestão de negócios. Teve sua primeira experiência nas urnas em 2020, ao disputar o cargo de vice-prefeito do Recife pela coligação “Mudança Já”, ao lado da ex-candidata à prefeita delegada Patrícia Domingos (Podemos).
A chapa recebeu 112.296 votos no primeiro turno, representando 14,06% dos votos válidos. No segundo turno, Leo declarou voto na candidatura de Marilia Arraes (PT), demonstrando independência e coragem para quebrar a neutralidade da oposição ao PSB na capital.