Cenário Político: chapa do PSDB tira o sono de Raquel Lyra

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
3 de fevereiro de 2022 às 00h00min
Foto: Divulgação/PMC

Coluna da quinta

Ninguém duvida que Raquel Lyra (PSDB) é o nome mais competitivo da oposição, mas a dificuldade na montagem da chapa proporcional pode levar a prefeita de Caruaru ao isolamento. Mesmo com os ex-prefeitos Edson Vieira, Joaquim Neto e Izaías Regis jurando amor ao PSDB, eles estarão onde houver viabilidade para se eleger.

O cenário é bem diferente para os prefeitos Anderson Ferreira (PL) e Miguel Coelho (DEM), que também são cotados como nomes que podem disputar o Palácio do Campo das Princesas. Mas diferente de Raquel, estão conseguindo formar fortes chapas para estadual e federal.

Um integrante do PSDB relatou que quando o processo for afunilando e o nome de Raquel Lyra for oficializado, a legenda receberá novas adesões. Mas, se chegar até março e a sigla tucana não formar federação ou conquistar novas filiações, a tendência é perder o pouco que tem.

Possibilidades
Além de já ter aprovado o avanço da federação com o Cidadania, o PSDB também iniciou diálogo com o MDB. Caso os tucanos e emedebistas decidam marchar juntos, o jogo eleitoral em Pernambuco muda completamente.

Rompimento
O presidente da Câmara de Lajedo, vereador Flaviano Quintino (MDB), escolheu o retorno dos trabalhos legislativos para anunciar o rompimento com o prefeito Erivaldo Chagas (DEM). No discurso, o emedebista chegou a chamar o democrata de “moleque”.

Mudança
Alvo de críticas desde o início da gestão de Fábio Aragão (PP), o radialista Jason Lagos deixou, nesta quarta-feira (02), o cargo de secretário executivo de Articulação Política de Santa Cruz do Capibaribe. Nos bastidores, a saída de Jason foi comemorado por aliados do governo.

Interferência
A negativa de Kassab em caminhar com Lula, já no primeiro turno, pode atrapalhar o sonho do deputado André de Paula (PSD) em disputar o Senado na chapa da Frente Popular. O apoio do PSD ao PT na eleição presidencial vinha sendo considerada a senha de André.

Aliança
Em encontro realizado nesta quarta-feira (02), PDT e PSD decidiram caminhar juntos no Rio de Janeiro. Os dois partidos têm pré-candidatos e definiram que o nome será decidido em conjunto mais adiante.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO