Cenário Político: palavra de ordem no PSB será unidade

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
6 de janeiro de 2022 às 00h00min
Foto: Roberta Guimarães

Coluna da quinta

É possível enxergar que existe uma disputa interna para definir o perfil do candidato do PSB ao Governo de Pernambuco. O presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, defendeu, recentemente, que o nome escolhido seja da política. Já o governador Paulo Câmara (PSB), tem sinalizado uma preferência pelo chefe da Casa Civil, José Neto, que é considerado um nome técnico. Independente de quem representará a sigla e o conjunto de partidos da Frente Popular em outubro, o sentimento de unidade prevalecerá entre as lideranças socialistas. Esse tem sido um dos principais ingredientes que garantiu quatro vitórias consecutivas para o Palácio do Campo das Princesas e três para a Prefeitura do Recife, diferente da oposição, que segue fatiada e sem apresentar uma estratégia eleitoral.

Cancelamento
As três principais cidades da região metropolitana anunciaram no mesmo dia o cancelamento do Carnaval 2022. Os prefeitos do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes alegam que é impossível a realização da festa com o atual cenário de Covid-19 e influenza.

Sem definição
Durante entrevista ontem (05) à Rádio Jornal, o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Rubens Júnior, informou que o município ainda não bateu o martelo sobre o cancelamento da festa de rua na semana pré-carnavalesca. O município se tornou um dos principais pontos da folia no estado.

Patrimônio
Um projeto do deputado Felipe Carreras (PSB) visa tornar a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O espetáculo, que já atraiu cerca de 4 milhões de pessoas, precisou ser cancelado por dois anos, devido à pandemia. Turistas de outros estados e do exterior fomentam a rede hoteleira e os pontos turísticos da região.

Defesa
Após a ministra da Secretaria de Governo, Flavia Arruda, ser acusada por congressistas de descumprir acordos e não garantir o pagamento de emendas prometidas para 2021, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, saiu em defesa da correligionária, alegando que “dinheiro vai faltar sempre”.

Solidariedade
Pouco tempo depois da operação da Polícia Civil contra o ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), nesta quarta-feira (05), alguns políticos criticaram a ação e se solidarizaram com o socialista. Entre eles, Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT), que desejam o apoio do PSB nas eleições.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO