A Operação Lei Seca (OLS) em Pernambuco completa, neste mês, uma década de atuação junto aos motoristas pernambucanos sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).
Em uma década, a OLS abordou 3.243.128 motoristas e as infrações por alcoolemia correspondem a 1,8% do total das checagens realizadas no Estado, totalizando nesse período 58.269 autuações. Nestes casos, as infrações somam os motoristas que se recusaram a realizar o teste do etilômetro; os condutores que fizeram o teste sendo constatado algum índice de álcool consumido pelo motorista; e ainda os crimes de trânsito por embriaguez ao volante, quando a concentração de álcool é superior a 0,33, ou, igual ou superior a 0,34 miligramas de álcool por litro de ar alveolar, conforme define o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Das 58.269 autuações por alcoolemia, 77% delas ocorreram por recusas ao teste do etilômetro, o que corresponde a 45.047 condutores. Outros, 11.179 motoristas foram autuados por constatação e 2.043 por crime de embriaguez, que representam 3,5% em relação às infrações. Nos dez anos, 59.811 motoristas tiveram sua Carteira Nacional de Habilitação recolhida.
Com foco na prevenção e no enfrentamento aos acidentes de transporte terrestre, trazendo a educação e a orientação aos condutores como um eixo principal – com a atuação das equipes educativas – além da fiscalização diária e permanente realizada por nove equipes em todo o Estado, a OLS preparou uma programação especial para comemorar os dez anos.
Na próxima terça-feira (07), as equipes irão realizar uma ação solidária na Fundação Hemope. Um grupo formado por mais de 80 pessoas, entre militares da PM, agentes do Detran-PE e técnicos da SES-PE, devem realizar a doação de sangue no Hemocentro do Recife, no bairro das Graças. “Estamos nos unindo, neste final de ano, à missão do Hemope de também salvar vidas. Sabemos que fim de ano aumenta a necessidade de doadores por conta das datas comemorativas, por isso, escolhemos contribuir para aumentar os estoques. Um ato voluntário pode ser decisivo na vida das pessoas”, afirma o coordenador da OLS em Pernambuco, Felipe Gondim.
Já no sábado (11), a OLS irá promover uma blitz educativa, a partir das 14h, no bairro do Pina, com a participação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Recife, Corpo de Bombeiros e Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE). A ação é para dar visibilidade e alertar sobre cuidados ao dirigir. Além da participação de arte educadores, haverá entrega de material informativo.
Na quinta-feira (18), ocorre uma mobilização social em parceria com o Rotary Club do Recife e redes de supermercado. Com o mote “Uma dose a menos, um quilo a mais“, as pessoas poderão contribuir com a campanha de arrecadação de alimentos, que serão entregues ao Abrigo Cristo Redentor, que assiste idosos em situação de vulnerabilidade social. “Essa ação é muito importante nesse momento de pandemia que estamos atravessando, onde muitos precisam de um gesto de solidariedade“, afirma Felipe Gondim.