Cenário Político: o desafio da oposição na Câmara de Caruaru

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
2 de dezembro de 2021 às 00h00min
Foto: Diego Figueiredo

Coluna da quinta

Além de fazer um contraponto à gestão da prefeita Raquel Lyra (PSDB), o bloco de oposição na Câmara de Caruaru, que atualmente é composto por três vereadores, segue isolado em comparação aos 20 outros parlamentares que compõem a base governista. Além desse, existe um outro problema que o líder da bancada, vereador Fagner Fernandes (PDT), precisa ter pulso para administrar. Os demais integrantes, Cabo Cardoso (PP) e Perpétua Dantas (PSDB), são de campos ideológicos distintos e quando o debate envereda por esse lado, o racha na oposição é intensificado. Mesmo que de forma respeitosa, sempre que um toca no assunto, o outro faz questão de responder. Prova disso foi o último debate em relação aos Direitos Humanos, que desencadeou em um grande problema para a Câmara, na última semana. Se os pilares da oposição não forem firmes e não houver foco no que se pretende fazer em unidade dentro da Casa, a situação não vai ter dificuldade para dissolver de vez a já tão nanica oposição, que por si só se destruirá.

Esmagadas
O isolamento da oposição na Câmara de Caruaru ficou explícito durante as votações da LOA e PPA. A situação foi como um rolo compressor nas emendas apresentadas pelos vereadores Fagner Fernandes (PDT) e Perpétua Dantas (PSDB). Do total de 24 propostas, apenas uma que tratava do orçamento da Câmara foi aprovada. As demais emendas que alteravam a estimativa do município foram suprimidas.

Vitória
Apesar das diversas derrotas em relação às emendas apresentadas na Câmara, o grupo de oposição em Caruaru conseguiu, mesmo que indiretamente, uma vitória. Foi a conquista de uma liminar para que o sindicato dos servidores e os parlamentares realizassem uma inspeção judicial na sede da AMTTC, que aconteceu hoje. Eles encontraram diversas irregularidades que serão acompanhadas agora pela justiça.

Comparação
Chamou atenção o texto lido por Perpétua Dantas (PSDB), na última sessão da Câmara de Caruaru. Ela salientou que pretendia terminar seu mandato “viva”, dando ênfase à palavra. Os representantes de movimentos sociais que estiveram presentes na reunião, em um dado momento, a chamaram de “prefeita” e levantaram a bandeira com o rosto da vereadora Marielle Franco.

Choque de realidade
Nos últimos dias, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) tem enfrentado alguns obstáculos, a exemplo dos gestos feitos por Anderson Ferreira (PL) ao presidente Jair Bolsonaro (PL). A tucana tem agido de forma natural, como se a conjuntura fosse a mesma de algumas semanas, enquanto as narrativas vêm sendo montadas dia após dia. Fingir que nada aconteceu e seguir o baile não é o caminho.

Segurança
Ao longo do mês de dezembro o Plantão Sulanca será reativado aos sábados, domingos e segundas, resultando no lançamento de 1345 policiais extras e na ativação de três unidades móveis provisórias da Polícia nas feiras de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. O anúncio foi realizado pela Secretaria de Defesa Social (SDS-PE). A solicitação foi feita pelo deputado estadual Erick Lessa (PP).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO