Após gabinete itinerante realizado no Sítio Murici, 1º distrito da zona rural de Caruaru, a vereadora Aline Nascimento (Cidadania) apresentou, nas últimas sessões da Câmara, requerimentos que solicitam a construção de uma nova escola municipal e um serviço de convivência interligado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na localidade.
No gabinete itinerante, o qual percorre territórios das áreas urbana e rural de Caruaru semanalmente, Aline ouve as demandas da população e, a partir daí, faz os encaminhamentos. “A melhor forma de saber o que de fato as pessoas precisam é indo conversar com elas in loco, onde elas vivem, trabalham. Através dessa escuta, as solicitações são feitas de forma mais proveitosa”, explicou.
A construção de uma nova escola municipal no Sítio Murici é uma antiga reivindicação da comunidade. Apesar de estar na zona rural, o local é bem próximo à zona urbana de Caruaru, o que tem atraído novos moradores, ampliando a necessidade de uma nova escola no território. “A construção de um equipamento maior, com área de recreação e prática de esportes, perto de casa, será de grande importância para a comunidade”, completou Aline.
Já a implantação de atividades de assistência social, como as desenvolvidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), são essenciais para a promoção do desenvolvimento social e para a garantia dos direitos humanos da população. Pela distância, ou até pela falta de informação, os moradores do Murici não conseguem ter acesso aos serviços prestados pelo CRAS. “A implantação de um serviço como esse pode representar um marco para o lugar e propiciar melhorias significativas na vida da população que ali reside, sobretudo para aqueles que vivem em contextos de vulnerabilidade social”, concluiu.
Ainda relacionado às demandas da população do Sítio Murici, Aline apresentou, também, um requerimento que solicita a pavimentação asfáltica ou o calçamento do trecho que vai do final da vila do Murici até Serra dos Cavalos. Como justificativa, a vereadora frisou que o lugar, que é um destino turístico bastante procurado, tem o acesso dificultado nos períodos de chuvas.