Pedetistas cobram posicionamento de Wolney sobre PEC dos Precatórios

Notícias
Publicado por Karol Matos
4 de novembro de 2021 às 15h37min
Foto: Claudio Andrade

Após votação que aprovou a PEC dos Precatórios, que foi apelidada de “PEC do Calote”, correligionários de Wolney Queiroz, que lidera a bancada do PDT na Câmara, têm cobrado um posicionamento sobre o que levou o parlamentar a orientar os pedetistas a votarem a favor da proposta.

O Blog Cenário teve acesso a mensagens de um grupo de WhatsApp de apoio a Ciro Gomes em Caruaru, onde o presidente municipal da sigla, Marco Casé, pediu para que os militantes não “pressionem” os deputados a mudarem seus votos no segundo turno, previsto para a próxima quarta-feira (10).

Tentamos entrar em contato com as assessorias do parlamentar na Capital do Agreste e Brasília, mas não obtivemos retorno. De acordo com uma fonte do PDT, nem Wolney, nem seu pai, o deputado estadual Zé Queiroz, têm atendido telefonemas de aliados de suas bases em Caruaru.

Os votos do partido que atua no campo de oposição ao Governo Federal foram decisivos para a aprovação do texto, que precisava de 308 votos favoráveis. A matéria passou “se arrastando”, conquistando 312 votos “sim”, apenas quatro a mais que o necessário. Dos 21 pedetistas presentes, 15 seguiram a orientação do líder da bancada e votaram a favor da proposta.

Mais cedo, Ciro Gomes criticou o posicionamento do seu partido na votação e anunciou a suspensão da sua pré-candidatura até que a bancada mude de ideia. Se os deputados mantiverem o voto será ruim, já que a primeira votação tem gerado uma enxurrada de críticas de suas bases, podendo consequentemente trazer perdas de apoio, o que é extremamente perigoso em ano pré-eleitoral. Se a maioria dos deputados do PDT for contrária, também vai ser negativo, já que vai mostrar incoerência e um desalinhamento dentro do partido, que precisou ceder à chantagem de Ciro para votar a favor “do povo”. 

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO