Lupi defende espaço na majoritária para o PDT em Pernambuco

Notícias
Publicado por Karol Matos
28 de outubro de 2021 às 11h00min
Foto: Hélia Scheppa

Em meio a reaproximação entre PSB e PT visando as eleições do ano que vem, o PDT segue no aguardo das movimentações para definir o arco de alianças em torno de Ciro Gomes. O Blog Cenário ouviu o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, para entender como fica a situação do partido, caso a união entre socialistas e petistas, principalmente em Pernambuco, seja oficializada. 

O pedetista disse que nas eleições do ano passado, a presença de Ciro foi fundamental para que o prefeito João Campos (PSB) pudesse vencer as eleições.

“O PDT, desde 2018, já tem candidato a presidente, que é o Ciro Gomes. A candidatura dele apresenta um projeto para o Brasil, chamado Projeto Nacional Desenvolvimentista. Nós temos uma conversa antiga com o PSB. Nas eleições passadas, fomos o principal parceiro dele na maioria das cidades, inclusive em Recife, onde penso que foi fundamental, na semana da eleição, a presença do Ciro para ajudar a reverter quando o João Campos estava dez pontos atrás da adversária e virou no processo da última semana”, disse.

Em Pernambuco, o partido é aliado de longa data do PSB, inclusive com cargos no governo estadual. Um deles é o do secretário do Trabalho Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, que nesta semana defendeu a permanência do PDT no palanque socialista, mesmo que haja uma aliança com o PT. 

Lopes é indicado dos deputados estadual e federal, José Queiroz e Wolney Queiroz. No início da semana, o secretário reforçou que o PDT pode apoiar o candidato socialista e, ao mesmo tempo, votar em Ciro Gomes. Carlos Lupi, entretanto, garantiu que o PDT já definiu sua estratégia para 2022.

Nós vamos aguardar ainda a posição do PSB. Nós temos muita paciência, muito empenho nessa aliança e vamos respeitar a decisão soberana de cada partido. Agora, nós não vamos abrir mão de ter o palanque do Ciro. Se nós tivermos que ter alguma aliança com qualquer partido, inclusive com o PSB, teremos que estar na majoritária, ou na vaga do Senado, ou na vaga de vice, para fazer a campanha do Ciro. Essa é a condição preliminar para qualquer audiência”, garantiu Lupi.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO