Perpétua repudia voto de aplauso a Malafaia

Notícias
Por Karol Matos
21 de outubro de 2021 às 20h45min
Foto: Diego Figueiredo

A votação ainda nem aconteceu, mas o requerimento que oferece voto de aplauso ao pastor Silas Malafaia já tem causado polêmica entre os parlamentares da Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Na sessão desta quinta-feira (21), a vereadora Perpétua Dantas (PSDB) repudiou publicamente a matéria apresentada pelo colega Mano do Som (DEM). 

“Eu não poderia deixar de fazer um registro de uma questão muito pessoal minha, uma reflexão que eu não poderia deixar de fazer […] eu queria registrar, em primeiro lugar, que a minha colocação é com relação especificamente a pessoa do Silas Malafaia, não às igrejas. Eu tenho um carinho imenso pelo povo evangélico. Quando eu fui eleita, o meu primeiro momento de encontro com Deus, com Cristo, para agradecer, foi um culto de ação de graças na igreja Maranata da Cidade Jardim”, disse a parlamentar, que aproveitou o momento para citar os templos e líderes evangélicos de Caruaru com os quais tem relação.

Mano, por sua vez, pediu direito de fala para detalhar os projetos mantidos pelo grupo. “Eu quero só passar uma informação, pode ser que a senhora não saiba, não tenha conhecimento”, iniciou se dirigindo a Perpétua. “A ADVEC investe em projetos sociais idôneos, além de doar mensalmente 5 mil livros e revistas para trabalhos evangélicos. A juda financeiramente ONGs evangélicas e patrocina projetos sociais em casas de recuperação de dependentes químicos, penitenciárias, hospitais e comunidades. Só aqui em Caruaru no momento de pandemia foram 658 cesta básicas distribuídas, perfuração de poços artesianos e o projeto ‘Adote uma Criança’, que oferece mais dignidade às crianças da nossa cidade. Esse voto de apoio eu apresentei ao pastor Silas Malafaia, que é o presidente dessas igrejas, e diante de um de um importante trabalho social que essa igreja promove na sociedade”, defendeu o vereador.

Mas, logo, o parlamentar foi rebatido por Perpétua.  “Minha ressalva hoje é relacionada a esse senhor […] é o papel fundamental no negacionismo e o seu papel fundamental, agora na pandemia, de fortalecer, inclusive, o desestímulo das pessoas se vacinarem. Fora as implicações das suas investigações e da sua conduta individual. Não estou falando das igrejas. Eu estou falando da pessoa do Silas de Malafaia. Parabéns pelo brilhante trabalho de todas as igrejas, inclusive, Mano, da instituição que você citou”, respondeu a vereadora, que ainda garantiu que o posicionamento seria o mesmo, caso a homenagem fosse direcionada a uma pessoa de religião de matriz africana, do movimento kardecista ou um padre que, porventura, tivesse envolvimento com qualquer tipo de irregularidade.

Mano apresentou, também, um outro requerimento onde ofereceu votos de aplauso à Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, pela defesa aos valores cristãos e ao trabalho social realizado pela ADVEC. O que se questiona não é a homenagem em relação à religião evangélica, mas ao Silas Malafaia, que tem atuação controversa em benefício próprio, como os diversos problemas judiciais, sonegação de imposto e o desserviço espalhando fake news durante as eleições e a pandemia.

O fato é que Mano, principalmente por legislar em Caruaru e enaltecer o trabalho da instituição no município, poderia apresentar o voto de aplauso ao pastor diretor da sede local da ADVEC, Joab Saraiva, que é responsável pelos projetos desenvolvidos na Capital do Agreste, mas não traria tanta “visibilidade” quanto a opção escolhida. De qualquer forma, a sessão de hoje foi um aperitivo do que está por vir no dia da votação. 

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO