Pernambuco segue colecionando bons números nesta retomada das atividades turísticas. E um dos pontos mais importantes neste processo é a recuperação da malha aérea, que permite – aliada aos 14 protocolos de segurança sanitária para as atividades turísticas e aos selos Turismo Seguro e Safe Travels – com que o Estado já apresente resultados surpreendentes na movimentação de passageiros. A boa nova vem com a movimentação do último mês de julho, cujos dados acabam de ser divulgados pela Aena Brasil, administradora do Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre: o terminal recifense contabilizou 726 mil pessoas chegando e saindo.
O montante é maior em 35% que o verificado em junho, segundo análise feita pelo Setor de Pesquisas da Empetur. O estudo comparou ainda o resultado da movimentação de julho de 2021 com o mesmo período em 2019, um ano regular da atividade turística, apontando que o terminal já alcançou 92% da movimentação daquele ano. Com relação a julho de 2020, já durante a pandemia, o aumento foi de 265%.
No comparativo dos aeroportos do Nordeste, em que Recife lidera o ranking com mais de 700 mil passageiros, Salvador contabiliza 505.335 usuários, Fortaleza, 420.489, e Natal, 199.884 pessoas chegando e saindo dos terminais.
Atualmente, o Aeroporto do Recife tem autorização da Anac para operar ligações diretas a 35 destinos, sendo 34 nacionais e um internacional. Os voos têm como destino as cidades de Aracaju, Aracati (CE) Belém, Brasília, Campina Grande (PB), Caruaru, Confins (MG), Cuiabá, Fernando de Noronha, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Juazeiro do Norte (CE), Maceió, Manaus, Mossoró, Natal, Palmas, Patos (PB), Petrolina, Porto Alegre, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Salvador, São Luís, São Paulo (Campinas, Congonhas, Guarulhos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto), Serra Talhada, Teresina, Uberlândia (SP) e Vitória. Fora do Brasil, a operação é para Lisboa.