Coluna da quinta
Após confirmação da ida do prefeito Miguel Coelho para o DEM, o presidente estadual do MDB e deputado federal, Raul Henry, sacramentou mais uma vitória política contra o clã Coelho. Ainda em 2017, o senador Fernando Bezerra trocou o PSB pelo MDB e travou uma dura batalha com a ala jarbista pelo comando da sigla em Pernambuco, mas acabou amargando uma derrota na Justiça.
FBC cobiçava liderar a oposição contra o governador Paulo Câmara (PSB) em 2018, mas teve os planos frustrados pela cúpula emedebista, que se manteve firme na Frente Popular. O filme voltou a acontecer, mas dessa vez com um outro integrante da família Coelho. Miguel tinha pretensões de disputar o Governo de Pernambuco pelo MDB no próximo ano, entretanto esbarrou em Henry.
Com a promessa de aumentar a bancada emedebista na Alepe e Câmara Federal, caso o MDB disputasse o Palácio, os Coelho acreditavam que a direção nacional iria reverter a decisão da estadual, o que não aconteceu. Um dos fatores que pesou contra o grupo petrolinense foi a relação com o governo Bolsonaro, que apesar de nos últimos dias apresentar um certo distanciamento, ainda mantém laços.
Protagonismo – A ida de Miguel Coelho para o DEM tira todo o protagonismo do ex-ministro Mendonça Filho, que preside a sigla em Pernambuco. Todas as atenções se voltarão agora para o prefeito de Petrolina, que vai ingressar no partido no dia 25 de setembro, em um ato que contará com os caciques do Democratas.
Postura – Atualmente o líder da oposição ao governo Paulo Câmara (PSB) é o deputado Antonio Coelho (DEM), irmão de Miguel. Com a ida do prefeito de Petrolina para o Democratas, as críticas do parlamentar ao Governo do Estado devem ser intensificadas na tribuna da Alepe.
Apoio – A Prefeitura do Recife recebeu, ontem (25), equipamentos que irão reforçar o trabalho de vacinação contra a Covid-19 e o atendimento pós-pandemia na capital pernambucana. Os utensílios – caixas térmicas, câmaras de conservação, freezers e computadores – foram doados ao Fundo Municipal de Saúde pela Accenture, através do Movimento Unidos pela Vacina e somam R$ 1,2 milhão em doações.
Sequência – O governador Paulo Câmara (PSB) visita, nesta quinta-feira (26), municípios do Sertão Central. Na agenda que se estende até amanhã (27), o socialista realiza anúncios como parte do Plano Retomada, que envolvem investimentos nas áreas de infraestrutura, educação e também na geração de empregos. Paulo começa o giro na região pela cidade de Cedro, onde participa das ações do Governo Presente.
Garantia – Em reunião com a bancada de Pernambuco, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, garantiu que o Governo Federal deve enviar ao Congresso Nacional, nas próximas semanas, uma Medida Provisória que garante a construção do trecho da Transnordestina que faz a ligação ao Porto de Suape. Após o fim do encontro, os deputados comemoram o resultado.