Acompanhado de lideranças indígenas, que estão acampadas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, o deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) se reuniu, nesta segunda-feira (23), com o vice-presidente da Fundação Nacional do Índio – Funai, para entrega de um dossiê reunindo demandas dos povos originários de Pernambuco.
O documento apresenta o panorama social, econômico e territorial vivido no estado, que é o quarto no ranking em número de populações indígenas do país, conforme dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2021). De acordo com um levantamento feito pelo mandato do parlamentar, as 12 etnias localizadas em 18 municípios do estado vivem em situação de vulnerabilidade em virtude da discriminação étnico-racial e invasão dos seus territórios ancestrais.
“O documento reúne o resultado de um longo processo de escuta das doze etnias que vivem em Pernambuco. Assumimos o compromisso de questionar a Funai sobre os constantes ataques à vida dessa população. Reunimos diversos relatos de ocupação irregular dos territórios indígenas, violência e até depredação de patrimônio histórico. Viemos em missão de paz, mas com questionamentos sobre esta realidade e o que vai ser feito para mudar isso. Estamos aqui para somar a esta luta para que essas pessoas possam sobreviver no Brasil com mínimo de dignidade”, explicou Gadêlha.
O parlamentar ainda visitou o Acampamento Luta Pela Vida que, desde domingo (22) reúne mais de 5 mil indígenas de 117 povos, de todas as regiões do Brasil.