Coluna da terça
A passagem do ex-presidente Lula por Pernambuco foi devastadora para o PDT, que tem Ciro Gomes como pré-candidato à Presidência da República. O líder-mor do Partido dos Trabalhadores conseguiu reunir atores políticos da esquerda e do centro-direita, incluindo antigos desafetos a exemplo dos deputados André de Paula (PSD) e Raul Henry (MDB), críticos dos governos petistas.
Líder nas pesquisas, o discurso de Lula de que só ele é capaz de vencer Bolsonaro em 2022, parece que vem fazendo efeito. Além de encontros com membros do PT, PSB, PCdoB e PSOL, o ex-presidente também se reuniu com integrantes do Avante, Republicanos, Progressistas, MDB, PSD e PROS, mostrando que está à disposição de montar uma grande frente na tentativa de voltar ao Planalto pela 3ª vez.
Em 2018, ainda preso na sede da Polícia Federal em Curitiba, o ex-presidente atuou diretamente para isolar Ciro, que contou apenas com o apoio do PDT e Avante. Com toda essa quantidade de partidos que integram a Frente Popular buscando diálogo com Lula, o cenário para o pedetista vai ficando cada vez mais nebuloso, já que, até o momento, não conseguiu somar apoios para o seu projeto.
Encontro – Após o deputado Túlio Gadêlha (PDT) ir até o ex-presidente Lula no último domingo (15), o líder do PDT na Câmara Federal, Wolney Queiroz, seguiu o mesmo caminho nesta segunda-feira (16). Não faz muito tempo que Wolney chegou a afirmar que se PT e PSB estivessem juntos em Pernambuco, ele estaria em outro palanque.
Prestígio – Cotado para disputar o Senado no próximo ano, o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) se reuniu ontem (16) com o ex-presidente Lula por mais de uma hora. O parlamentar, que foi um dos primeiros a ser recebido no hotel em que o petista se hospedou, esteve na companhia do seu pai, o ex-deputado Silvio Costa.
União – O jantar realizado no Palácio do Campo das Princesas, no último domingo (15), serviu para selar a paz entre os caciques socialistas e petistas. Quem esteve no local se surpreendeu com o clima de harmonia, o oposto do que foi visto na disputa pela Prefeitura do Recife. A retomada da aliança é só questão de tempo.
Reivindicação – Presente no jantar oferecido para o ex-presidente Lula, a deputada Teresa Leitão (PT) entregou a Paulo Câmara (PSB) um ofício do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco solicitando ao governador a abertura do processo de negociação para tratar de temas referentes à classe. Um deles, é a anistia da multa milionária aplicada ao Sintepe por conta da greve.
Mudança – Eleito pelo PSL em 2018, o senador Alexandre Luiz Giordano assinou ontem (16), na capital paulista, a ficha de filiação ao MDB. O ato contou com a presença do deputado federal e presidente nacional do Movimento Democrático Brasileiro, Baleia Rossi, além do ex-presidente da República, Michel Temer (MDB). Com isso, a bancada emedebista na Casa Alta agora conta com 16 parlamentares.