Na contagem regressiva para a volta às aulas presenciais, foi publicada no Diário Oficial de Caruaru a portaria que institui a criação das comissões de combate à Covid-19. As equipes vão atuar nas 134 escolas e creches municipais.
De acordo com o documento, cada unidade de ensino da cidade e zona rural terá um grupo formado por um responsável de um dos alunos, enfermeiro (a), professor (a) e gestores escolares. Os grupos terão que levantar informações sobre a situação epidemiológica da unidade de ensino e do bairro, sendo obrigado a notificar imediatamente qualquer caso suspeito de Covid-19.
A comissão também será responsável pelo cumprimento dos protocolos sanitário, evitando aglomerações nos horários de entrada, saída e intervalo, além de reorganizar as salas de aula e berçários, garantindo o distanciamento e uso de máscaras.
As aulas presenciais nas unidades da rede municipal retornam gradualmente na próxima segunda (16) com as turmas do 5º e 9º anos. A partir de 30 de agosto, voltam as turmas de pré 1 e 2, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já em 13 de setembro, voltam às escolas as turmas do 1º ao 4º ano e do 6º ao 8º ano do ensino fundamental, bem como as Escolas de Tempo Integral (ETI).
Apesar do retorno, o município vai adotar o ensino híbrido para os alunos que permanecerem assistindo aula de forma remota.