Primeira Usina de Biogás do Nordeste é inaugurada em Caruaru

Notícias
Por Karol Matos
12 de agosto de 2021 às 18h15min
Foto: Janaina Pepeu

Foi inaugurada nesta quinta-feira (11), em Caruaru, a primeira Usina de Biogás do Nordeste. Localizada na Central de Tratamento de Resíduos (CTR-Caruaru), a instalação é resultado da parceria entre o aterro sanitário caruaruense e a Vivo. O equipamento tem a capacidade de gerar mais de 18 mil megawatts sustentáveis por ano.

A energia gerada abastecerá mais de mil unidades consumidoras da empresa de telecomunicações localizadas em todo o Estado. A usina vai transformar lixo em energia sustentável, funcionando através da conversão da energia química do gás produzido pela decomposição do lixo orgânico, resultando em energia mecânica e, em seguida energia elétrica.

A prefeita Raquel Lyra (PSDB) esteve no espaço e disse que a sustentabilidade é um dos pilares do trabalho da gestão municipal.

“Aqui em Caruaru, trabalhamos desde a coleta, passando pela reciclagem, galpão de triagem, ecoponto, ecoestação, até a destinação final dos resíduos sólidos, que vai para o Centro de Tratamento de Resíduos. Esse mês, a novidade é a geração de energia elétrica, a partir do gás gerado do resíduo que é colocado dentro do aterro sanitário. O principal benefício é a utilização de um gás que tem o poder de poluição, causador de efeito estufa. Aqui vamos aproveitá-lo para a geração de energia”, explicou a gestora.

O secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade, Ytalo Farias, o vice-prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) também participaram da visita.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO