Cenário Político: voto impresso nas mãos do plenário

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
9 de agosto de 2021 às 10h30min
Foto: Cleia Viana

Coluna da segunda

Após a comissão especial da Câmara Federal rejeitar a PEC do Voto Impresso por 23×11, o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP), anunciou em coletiva na última sexta-feira (06) que levará a proposta para ser analisada possivelmente amanhã (10) no plenário. O movimento de Lira dá a entender que ele está alinhado com o discurso de Bolsonaro, mas o que ele quer mesmo é enterrar essa história.

Já ficou claro que a preocupação do presidente da República não é com o formato das eleições ou possíveis fraudes, mas sim em criar uma narrativa para tentar descredibilizar o sistema, prevendo uma derrota nas urnas no próximo ano. A cortina de fumaça também serve para encobrir o desgaste causado pela CPI da Covid, que vem aos poucos sangrando o governo.

O sentimento é de que a PEC não atinja os votos suficientes para ser aprovada na Câmara. É necessário que no mínimo 308 deputados sejam favoráveis, número difícil de ser alcançado. Caso essa expectativa se confirme, Bolsonaro ficará ainda mais isolado politicamente. No Congresso como um todo, as votações feitas pelos parlamentares são eletrônicas. A pergunta que fica é: será que o chefe do Planalto vai exigir que o plenário da Câmara conte papeizinhos?

Enfraquecimento – Os ataques sistemáticos do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, além de enfraquecer a relação entre os poderes, mostra o baixo nível do chefe do Executivo no trato com outros líderes.

Mudança – O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que estabelece regras para transformação de times de futebol em empresa. Pela lei, clubes que virarem empresas poderão emitir títulos de dívida e lançar ações na bolsa de valores.

Entrevista – Nesta segunda-feira (07), o relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB) será o entrevistado do Roda Viva. O emedebista que é alvo de críticas de aliados do presidente da República deve detalhar o andamento e próximos passos da comissão. O programa conduzido pela jornalista Vera Magalhães vai ao ar às 22h.

Novo encontro – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PP), voltou a se reunir com o ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral. O encontro contou também com a deputada Fabíola Cabral (PP), que deve, junto com Eriberto, ingressar no PSB para disputar a eleição do próximo ano.

Solicitação atendida – Na última sexta-feira (06), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) acompanhou o governador Paulo Câmara (PSB) em agenda por cidades do Sertão. O parlamentar comemorou a solicitação atendida para melhorias de estradas na região onde foi bem votado na última eleição.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO