Cenário Político: mulheres fazem a diferença

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
19 de julho de 2021 às 00h00min
Foto: Waldemar Barreto

Coluna da segunda

Quem já assistiu a alguma sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada para investigar irregularidades do governo Bolsonaro no combate à Covid-19, tem visto a importante contribuição das senadoras para o andamento dos trabalhos, a exemplo de Simone Tebet (MDB), responsável por arrancar de um dos depoentes uma das informações mais importantes até o momento.

Acontece que infelizmente na maioria dos casos não é assim. Por exemplo, das 25 vagas para a Câmara Federal reservadas a Pernambuco, apenas uma mulher foi eleita e está com mandato em exercício, Marília Arraes (PT), o que representa 4% do total de parlamentares. É a menor proporção entre todos os estados que tiveram deputadas federais eleitas, à frente apenas do Amazonas, Maranhão e Sergipe, que não elegeram nenhuma parlamentar.

Em 2020, foram eleitas 291 vereadoras em todos os municípios pernambucanos, o que representa 13,8% das 2.116 vagas disponíveis nas câmaras municipais do estado. Algumas chapas estão sendo questionadas por supostas fraudes na cota de gênero, nas quais não foi respeitado o percentual de participação feminina exigida pela legislação eleitoral.

Com isso, os mecanismos criados para estimular que mais mulheres ocupem os espaços de poder, naturalmente vêm sendo utilizados para manobrar leis e desviar verbas do fundo eleitoral para candidatos prioritários, que, na grande maioria, são homens, dificultando cada vez mais o protagonismo feminino no campo político e eleitoral.

Alvo – Na última semana, a senadora Simone Tebet (MDB) entrou na mira dos bolsonaristas. Sua destacada atuação na CPI da Covid despertou a ira dos aliados do Planalto pelo fato de passar a ser enxergada como pré-candidata à Presidência da República, mas dificilmente seu partido caminhará neste sentido.

Fundão – Com críticas ao deputado Marcelo Ramos (PL), o presidente Jair Bolsonaro sinalizou, neste domingo (18), que pode vetar o fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões aprovado na última semana junto à LDO. Sete parlamentares chegaram a entrar com um mandado de segurança ao Supremo Tribunal Federal (STF). requisitando a anulação da votação.

Nordeste – No último sábado (17), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), cumpriu agenda nos estados de Alagoas e Bahia. O tucano que é pré-candidato à Presidência da República se reuniu com membros do seu partido para discutir as prévias do PSDB e sobre a retomada de crescimento no Brasil.

Balanço – Pernambuco completou, neste domingo (18), seis meses do início da vacinação. Até agora foram aplicadas 5.186.972 milhões de doses. Mais de 1,3 milhão de pessoas já estão com o esquema vacinal completo, representando 19,28% da população a partir dos 18 anos.

Visita – Aos poucos o deputado Guilherme Uchoa Jr. (PSC) tem atuado para construir seu projeto com a intenção de conquistar uma vaga na Câmara Federal. No último final de semana o parlamentar esteve na cidade de Agrestina reunido com o prefeito Josué Mendes (PSB), o ex-prefeito Thiago Nunes (MDB) e vereadores da base aliada. Em 2018 ele recebeu 4.288 votos no município.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO