Cenário Político: uma alternativa mais à esquerda

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
2 de julho de 2021 às 00h00min
Foto: Tom Cabral

Coluna da sexta

Em meio aos debates para a realização do 7° Congresso Nacional do PSOL que vai discutir as diretrizes para os próximos anos e principalmente a estratégia eleitoral para 2022, o partido em Pernambuco deve novamente apresentar o nome da vereadora recifense Dani Portela para disputar o Governo do Estado. Ainda sem mandato, ela concorreu ao Palácio pela primeira vez em 2018, onde recebeu 188.087 votos.

O resultado alcançado na corrida pelo cargo mais importante do estado favoreceu para que Dani fosse a vereadora mais votada do Recife no ano passado, com 14.114 votos, contribuindo para aumentar a influência da sigla na capital pernambucana, que antes contava apenas com o vereador Ivan Moraes na Casa de José Mariano.

Uma nova candidatura de Portela ao Governo de Pernambuco fortaleceria o debate ideológico, dando ao eleitor uma alternativa mais à esquerda, considerando que os demais nomes que vêm sendo ventilados atuam em um outro campo político. Mas é necessário ir além das pautas identitárias, caso a parlamentar almeje conquistar a simpatia de outros setores da sociedade e buscar um resultado satisfatório no próximo pleito.

Resultado positivo – Considerando a limitação de estrutura e o fato de ser pouco conhecida no estado, Dani Portela (PSOL) conquistou um bom resultado em 2018. Ela conseguiu ficar em 3° lugar na corrida pelo Governo de Pernambuco, obtendo mais votos que políticos tradicionais como Julio Lossio e Maurício Rands, que já tinham  exercido cargos eletivos.

Possibilidade – Apesar de nunca ter se posicionado sobre o assunto, a chance do deputado Túlio Gadêlha (PDT) disputar a reeleição pelo PSOL é grande.  Em rota de colisão com os caciques pedetistas desde que foi rifado para disputar a Prefeitura do Recife, o parlamentar já se reuniu com lideranças psolistas a nível estadual e nacional. Outro que pode reforçar a chapa fé o vereador recifense Ivan Moraes.

Influência digital – Entre os cotados para disputar o Palácio do Campo das Princesas no próximo ano, Miguel Coelho (MDB) é o que tem mais seguidores no Instagram. O emedebista é seguido por 206 mil pessoas. Na sequência vem Raquel Lyra (PSDB) com 150 mil e quem fecha o top 3 é Geraldo Julio (PSB) com 77 mil.

Missão – Os deputados federais Silvio Costa Filho (Republicanos) e Eduardo da Fonte (PP) estiveram, com a comitiva do ministro das Comunicações, Fábio Faria, na cidade de Barcelona, na Espanha, em busca da ampliação da telefonia e banda larga móvel, para que os pernambucanos possam ter um maior acesso à internet dentro do estado. Eles participaram na Mobile World Congress (MWC), o maior evento de telecomunicações do mundo, que reúne os principais líderes do setor.

Revelação – Em entrevista ao jornalista e apresentador Pedro Bial, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), revelou sua orientação sexual. Logo, a declaração se transformou em notícia. Em um país onde a tolerância e o ódio predomina, principalmente na política, o tucano demonstrou coragem.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO