Prefeitura do Recife rebate questionamentos sobre vacinação

Notícias
Por Américo Rodrigo
29 de abril de 2021 às 08h00min
Foto: Rodolfo Loepert

Pouco tempo antes do Governo de Pernambuco se posicionar sobre o formato adotado na distribuição dos imunizantes aos municípios, a Prefeitura do Recife já tinha lançado uma nota apresentando quais estratégias vêm sendo seguidas para que fosse possível iniciar nesta quarta-feira (28), a vacinação dos profissionais de educação. Os prefeitos do interior alegam que a capital pernambucana recebeu um maior número de doses em relação aos demais municípios. Entre esses gestores estão Miguel Coelho (MDB) e Raquel Lyra (PSDB). 

Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria de Saúde do Recife informa que o processo para abertura do novo grupo Trabalhadores da Educação de 40 anos ou mais foi possível pelo recebimento, na última sexta-feira 23/04, de uma nova remessa com 24.190 doses da vacina AstraZeneca e da previsão de chegada, na próxima quinta-feira (29/04), de 45.900 mil doses do mesmo imunizante, conforme a proporcionalidade que já vinha sendo adotada  pelo Ministério da Saúde, por meio do PNI, desde o início da vacinação.

A imunização desse novo grupo foi discutida com representantes do Ministério Público Federal e do Ministério Público de Pernambuco, tendo como elementos determinantes a disponibilidade desse imunizante na cidade e o plano apresentado pela gestão recifense do seu para retomada das aulas presenciais na Rede Municipal do Recife aos dois órgãos.

É importante reforçar que a vacinação do grupo dos Trabalhadores da Educação 40 anos ou mais ocorrerá em paralelo à imunização do grupo de recifenses com comorbidades, que será anunciada nos próximos dias.

Outras capitais do país, incluindo na Região Nordeste, já iniciaram a vacinação do grupo Trabalhadores da Educação, a exemplo de São Luís, Salvador e Rio de Janeiro.

O prefeito João Campos foi o primeiro gestor público a defender a vacinação dos trabalhadores da educação no país, formalizando em janeiro, via ofício, junto ao Ministério da Saúde, a necessidade de vacinar esse grupo. O mesmo foi feito junto à FNP, em fevereiro.

A capital pernambucana possui uma estratégia de vacinação 100% digital, com o Conecta Recife, que permite o cadastramento e agendamento, além do controle de estoque totalmente online. O cidadão consegue escolher local Essa, hora e dia onde deseja ser vacinado. Essa ferramenta nos garante a possibilidade de abrir com segurança e novos grupos, garantido celeridade e organização. A tecnologia foi disponibilizada gratuitamente pela Prefeitura do Recife, por meio da FNP e do Unidos pela Vacina, para qualquer gestão que queira seguir o modelo.”

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO