Gravatá expande leitos de UTI para Covid-19

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
24 de abril de 2021 às 20h15min
Foto: Heudes Regis

Para ampliar a assistência aos pacientes com a Covid-19 em Pernambuco, o Governo do Estado firmou parceria com a Prefeitura de Gravatá para expandir a oferta de leitos no Agreste. O Hospital Municipal Dr. Paulo da Veiga Pessoa, em Gravatá, vai colocar em funcionamento, ao longo da próxima semana, dez leitos de terapia intensiva para atender à demanda da região. Para possibilitar a abertura das vagas, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), cedeu todos os equipamentos necessários, como respiradores, monitores e camas, para o suporte de casos mais graves da doença. O secretário estadual de Saúde, André Longo, fez uma visita técnica, na manhã deste sábado (24), ao serviço para conferir a estrutura montada no local. 

“Por determinação do governador Paulo Câmara, estamos ampliando fortemente nossa rede de assistência em todas as regiões do Estado para os pacientes suspeitos e confirmados, fazendo com que a população tenha acesso aos leitos mais perto de seus municípios de residência. Graças a esses esforços no enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco, já abrimos, desde janeiro deste ano, mais de 700 leitos de UTI, essenciais para frear o avanço da doença. Essa ampliação de vagas também permite diminuir a taxa de mortalidade pelo novo coronavírus no Estado, uma das menores do país”, pontuou o secretário durante a visita.

Atualmente, o Governo de Pernambuco conta com 2.878 vagas dedicadas aos pacientes com quadros suspeitos da Covid-19. Este número de leitos é o maior desde o início da pandemia. Desde janeiro deste ano, em pouco mais de quatro meses, foram mais de 700 novos leitos de UTI, totalizando 1.628 vagas de terapia intensiva na rede pública de saúde – o que representa 23 vezes o total de leitos de UTI no Hospital da Restauração – um dos maiores do SUS no país e a maior emergência pública do Norte e Nordeste.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO