Prefeito do Recife anuncia requalificação de equipamentos culturais

Notícias
Por Américo Rodrigo
15 de abril de 2021 às 20h00min
Foto: Rodolfo Loepert

Localizada no coração da capital pernambucana, a Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro, foi o local escolhido pelo prefeito João Campos (PSB) para anunciar o início de um processo continuado de requalificação de espaços dedicados à cultura. O equipamento será o primeiro contemplado pelo Movimento de Valorização dos Equipamentos Culturais (MOVE) e tem reabertura programada para este ano. Os investimentos se estendem a outros espaços, como a Escola de Frevo Maestro Fernando Borges, na Encruzilhada. 

O anúncio marcou as comemorações do Dia Mundial da Arte na capital, que ainda firmou o compromisso de levar para a Câmara do Recife a discussão sobre  a criação do registro do Patrimônio Vivo do Recife, em reconhecimento a mestres e mestras que asseguram a manutenção das mais antigas e simbólicas tradições da cultura da cidade.

A Casa do Carnaval receberá novos projetos expositivos e de climatização para voltar a receber o público em um futuro próximo, com adequações nas instalações e cuidados com o acervo. Na Escola de Frevo, haverá intervenções na fachada, mudança de piso, adaptação do banheiro para cadeirantes, além da criação de mais uma sala de aula, no térreo da escola, e de um palco para pequenas apresentações na área externa. Também será executado um novo projeto de refrigeração dos ambientes. 

Os dois espaços estão entre os responsáveis por salvaguardar tradições que contam a história da cidade desde os seus primeiros capítulos. A iniciativa da Prefeitura é voltada para ações revitalizadoras e de manutenção, nos equipamentos culturais, assegurando espaços de fomento à experimentação da arte cada vez mais atuantes e fortalecidos em suas propostas e provocações ao público.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO