O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PP), conduziu, na manhã desta terça-feira (06), videoconferência para debater avanços na vacinação em Pernambuco. Dando sequência a uma agenda propositiva entre governo e órgãos de classe, nessa reunião Eriberto ampliou diálogo entre secretários estaduais, deputados e cerca de 20 representantes de instituições e entidades dos profissionais da área de segurança pública.
Participaram da videoconferência os secretários estaduais André Longo (Saúde), Antônio de Pádua (Defesa Social), Pedro Eurico (Justiça) e Sileno Guedes (Desenvolvimento Social); os superintendentes da Polícia Federal, Carla Patrícia, e da Polícia Rodoviária Federal, Sávio Macedo. Estiveram também, além do presidente, os deputados Fabrizio Ferraz (PP), Gleide Ângelo (PSB) e Joel da Harpa (PP).
O debate entre integrantes do Governo e os órgãos de classe abordou sugestões sobre formas de avançar no processo de vacinação dos segmentos sociais prioritários. A ideia é conciliar os grupos de risco e aqueles profissionais que estão atuando com maior exposição à contaminação ao coronavírus, cuja atividade se enquadra como essencial para o dia-a-dia da sociedade . Segundo informações apresentadas na reunião, há cerca de 50 mil profissionais da área de segurança pública em Pernambuco, o que representam 0,5% da população.
Os secretários diretamente envolvidos no enfrentamento à Covid-19 colheram todas as sugestões e ponderações, para que esse ritmo de vacinação possa garantir a proteção das vidas e a devida prestação dos serviços públicos. “A função da Alepe é mediar conflitos e construir a solução de problemas. É o que estamos vivenciando nesse encontro, tendo a certeza de que as decisões estão sendo tomadas a partir de muito diálogo e entendimento entre as partes”, afirmou o presidente Eriberto Medeiros.