Coluna da quarta-feira
Com o avanço da vacinação em Pernambuco, mesmo que de forma tímida, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), cruzou o estado e realizou ontem (06) uma série de agendas com lideranças políticas da Região Metropolitana do Recife. Um dos que recebeu Miguel foi o ex-senador Amando Monteiro Neto, que recentemente retornou ao PSDB, mas ainda não anunciou em que posição vai jogar no próximo ano.
Em razão da pandemia, Miguel tem evitado se colocar como pré-candidato ao Governo do Estado, mas todos os seus movimentos evidenciam isso. Além de saúde, o prefeito petrolinense quer discutir também o fortalecimento do emprego e economia de Pernambuco, áreas onde justamente Geraldo Julio tem atuado desde janeiro, quando deixou o comando da Prefeitura do Recife. O socialista é o nome do PSB para suceder Paulo Câmara.
Nas próximas semanas Miguel Coelho planeja percorrer outras regiões para conhecer de perto a realidade de cada município pernambucano. O circuito também servirá para fortalecer seu nome com vistas ao próximo pleito. Uma outra questão para o próximo ano é que o grupo familiar também vai precisar equacionar a situação do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), tendo em vista que sua permanência em Brasília também é prioridade.
Rota eleitoral – Assim como Miguel Coelho (MDB), o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), também abriu diálogo com gestores de outros municípios. A diferença é que Anderson começou por Abreu e Lima, município localizado na mesma região onde ele já atua politicamente.
Em cima do muro – O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça (05) o texto-base do projeto que libera a compra de vacinas pela iniciativa privada. Foram 317 votos a favor, 120 contra. A deputada Marília Arraes (PT) está entre as duas abstenções computadas e já está sendo criticada pelo posicionamento, ou falta dele.
Ritmo lento – O governador Paulo Câmara (PSB) cobrou urgência do Governo Federal sobre a licença de importação da vacina Sputnik V. Pernambuco assinou um contrato com o governo russo para adquirir 4 milhões de doses do imunizante.
Aproximação – Após lançar o “Lideralepe” em duas cidades do Sertão, o deputado Eriberto Medeiros (PP) apresentará o projeto em Caruaru nesta quinta (08), ao lado do vereador e presidente da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, Bruno Lambreta (PSDB). Além do intuito de formar novas lideranças, o movimento também serve para aproximar o Legislativo estadual do municipal.