Neste domingo (07), o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Paulo Augusto Freitas participou de videoconferência para acompanhamento das ações de combate à Covid-19. Na ocasião foram apresentados dados atualizados sobre a disseminação da contaminação em Pernambuco, situação dos leitos na rede pública e privada de saúde e medidas que podem vir a ser tomadas.
“No encontro tivemos um alinhamento das informações, bem como foi reforçada a necessidade de mantermos a vigilância sobre as medidas restritivas, sem retrocesso, principalmente por conta da velocidade da contaminação. Cada órgão e organização estadual irá atuar dentro do seu âmbito de competência, mas de forma integrada, para fazer cumprir as medidas sanitárias vigentes. No encontro tivemos a boa notícia sobre a ação permanente da Secretaria de Saúde para o aumento de leitos de UTI, em todo Estado ”, disse o procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto Freitas.
Na tarde de hoje (08), o procurador-geral realizará reunião para subsidiar o planejamento de ações com o secretário estadual de Saúde, André Longo, o secretário de Planejamento do Estado, Alexandre Rebêlo; o coordenador do Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Defesa da Saúde (CAOP Saúde), promotor Édipo Soares; e promotores de Defesa da Saúde das cidades pernambucanas com mais de 100 mil habitantes.
“O objetivo é compartilhar com os membros das diversas regiões o diagnóstico de todo Estado e as providências que já estão em andamento, por parte do poder executivo, como também permitir que os colegas apresentem suas demandas. Além disso, teremos amanhã (09), uma reunião com o Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus para planejarmos ações integradas entre os membros”, disse ele.
No encontro do domingo, estiveram presentes o governador do Estado, Paulo Câmara; os presidentes do Tribunal de Justiça (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira, do Tribunal de Contas (TCE-PE), Dirceu Rodolfo, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros; a vice-governadora Luciana Santos e os secretários estaduais André Longo (Saúde), Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão) e Ernani Médicis (Procuradoria-Geral do Estado).