Como parte das suas atividades à frente da coordenação estratégica das Relações Internacionais da Prefeitura do Recife, a vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT) deu início a uma série de encontros com representantes dos Consulados Gerais de carreira presentes na cidade. As reuniões têm o propósito de fomentar iniciativas de cooperação socioeconômica, cultural e tecnológica entre o Recife e os respectivos países.
Capital da diplomacia consular do Norte-Nordeste, Recife conta com um hub de nove consulados gerais e 34 honorários, liderando a conexão internacional com potenciais parceiros comerciais de algumas das regiões economicamente mais dinâmicas do mundo.
As primeiras interações foram realizadas com os cônsules da China e da Argentina, na última semana. Hoje (02), é a vez da França. Depois, virão Reino Unido, Itália, Japão, Alemanha, Estados Unidos e Portugal. Ao final da rodada de visitas individuais, no dia 18 de março, a vice-prefeita promoverá um evento híbrido (com participações presenciais e online) para reunir o corpo consular e tratar de pautas comuns.
Em seguida, estão previstos encontros também com os cônsules honorários. “Vamos estreitar nossos laços, trazendo benefícios para a nossa cidade com projetos concretos que permitam transferência tecnológica em áreas diversas, como educação, saúde, infraestrutura e sustentabilidade, entre outras”, destaca Isabella de Roldão.