Coluna da segunda-feira
Uma verdadeira reviravolta tomou conta da vida política da ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB). Cotada para disputar uma das cadeiras da Alepe no próximo ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco tornou a socialista inelegível por oito anos. A decisão caiu como uma bomba no grupo liderado por Madalena, que tenta de toda forma reverter a situação.
Durante a reta final do seu mandato, uma enxurrada de denúncias surgiram. Uma delas, por supostos desvios de recursos públicos na Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Arcoverde, que resultou na instalação de uma CPI, mas por corporativismo dos seus correligionários, acabou sendo enterrada na Câmara Municipal . Em um outro caso, Madalena chegou a ser condenada por improbidade administrativa e multada por despesas com serviços de coleta, transporte e descarga de lixo sem licitação.
Os problemas não ficaram restritos só ao governo municipal, mas se estenderam também à campanha do seu aliado, Wellington Maciel (MDB). Durante o pleito, acusações sobre práticas de abuso de poder político e econômico se transformaram em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral, que resultou na cassação e perda dos direitos políticos do atual gestor, seu vice, e de quebra também tornou a ex-prefeita ré no processo. Com os trágicos acontecimentos, o projeto de Madalena em disputar um cargo de deputada estadual acabou sendo enterrado, para felicidade dos seus opositores.
Participação – A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) vai promover por videoconferência nesta segunda-feira (01), às 16h, a assembleia extraordinária de posse da nova diretoria eleita para a gestão 2021-2023. O governador Paulo Câmara (PSB) confirmou presença e deve anunciar um pacote de recursos de apoio aos municípios.
Recondução – A única chapa inscrita para as eleições da Amupe é liderada, em sua diretoria executiva, pelo atual presidente, José Patriota, e engloba gestores de todas as regiões do estado, de 15 partidos políticos diferentes. A votação acontece o dia todo, de maneira eletrônica, das 08h às 17h.
Pegou mal – Uma postagem no Instagram do bispo e deputado federal Ossesio Silva (Republicanos) chamou atenção. Em uma reunião mensal de um projeto para homens, o parlamentar relatou que “uma das cinco coisas que podem derrubar o homem é a mulher” . A afirmação soou como machismo e fez o deputado receber algumas críticas.
Atuação – Buscando o fortalecimento do PDT em Pernambuco, o deputado federal Wolney Queiroz recebeu em seu escritório, no último sábado (27), lideranças políticas de Palmares e Paulista. O parlamentar tem buscado ampliar sua relação em outros municípios, com vistas às eleições do próximo ano, onde seu partido terá um papel importante.
Mutirão – No último final de semana, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vacinou 894 idosos acima dos 80 anos, atingindo 64% da meta. O plano de vacinação, que consiste na imunização da população contra a Covid-19, foi lançado no dia 18 de janeiro pelo prefeito Keko do Armazém (PL), junto à secretária de Saúde, Ana Albuquerque. Atualmente, o município segue operando as etapas do planejamento, de acordo com o calendário federal.