Cenário Político: um novo capítulo e o mesmo personagem

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
19 de fevereiro de 2021 às 00h00min
Foto: Geraldo Magela

Coluna da sexta-feira

Senador por Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho (MDB) vai precisar calcular bem os próximos passos que serão dados rumo as eleições de 2022. Caso o seu filho Miguel Coelho (MDB) seja mesmo o candidato da oposição ao Governo do Estado, dificilmente FBC buscará uma reeleição, tendo em vista que será necessário acomodar os aliados nos demais espaços. 

Se o líder do governo Bolsonaro resolver disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, vai concorrer diretamente com Fernando Filho (DEM), já que ambos ocupam a mesma base eleitoral. A estratégia adotada por José Mendonça (DEM) e Mendonça Filho (DEM) deu certo, mas em um outro contexto que dificilmente se aplica aos dias atuais.

Fernando Bezerra foi eleito na Frente Popular em 2014, e mesmo sem fazer qualquer menção ao assunto, a possibilidade de um retorno é sempre especulada. O movimento anularia de vez o projeto de Miguel em disputar o Palácio. Na Alepe, o deputado Antonio Coelho (DEM) lidera o campo da oposição ao governador Paulo Câmara (PSB), desarticulando uma possível união. 

Ainda em 2017, a tentativa de intervenção de FBC no comando da sigla para concorrer ao Governo de Pernambuco no ano seguinte resultou em uma lavagem de roupa suja entre ele e Jarbas Vasconcelos (MDB). Atualmente, a ala jarbista do partido integra a base socialista no estado e esse será mais um obstáculo a ser enfrentado. Em breve, os interesses distintos dos caciques emedebistas devem trazer novos capítulos à saga da família Coelho.

Planos frustrados – Cotada para disputar uma das vagas na Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2022, a ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Brito (PSB), está inelegível por oito anos. Ela foi uma das pessoas condenadas no processo que cassou a chapa eleita em 2020, na cidade sertaneja, votado ontem (18) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. 

Nepotismo – Após a Promotoria de Justiça de Catende tomar conhecimento de uma notícia sobre a prática de nepotismo no município, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à gestora que exonere, no prazo de 48 horas, cônjuge, companheiro ou parente em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até o terceiro grau e/ou que não detenham a devida habilitação técnica. A recomendação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE da última quarta-feira (17).

Permissão – O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) apresentou um Projeto de Lei 364/2021 que extingue o regime de dedicação exclusiva de Policiais Federais e Policiais Rodoviários para o exercício desses cargos e permite que esses profissionais exerçam outras atividades remuneradas fora do horário de serviço. O socialista também protocolou o Projeto de Lei 363/2021 que permite o exercício da advocacia por policiais.

Relator – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), escolheu o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB) como relator da votação que acontece hoje (19), em Brasília, e decide se a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL) será mantida ou não. Em vídeo publicado nas redes sociais, Sampaio se mostrou favorável à manutenção da prisão de Silveira.

Gesto – O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite desta quinta-feira (18), que vai zerar, por dois meses, os impostos federais sobre o diesel. O anúncio foi feito no mesmo dia em que a Petrobras divulgou um aumento de 15% no combustível e representa um aceno aos caminhoneiros, que ameaçam fazer uma nova paralisação.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO