Cenário Político: indefinição na oposição favorece Geraldo Julio

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
16 de fevereiro de 2021 às 00h00min
Foto: Andréa Rêgo Barros

Coluna da terça-feira

Enquanto a oposição não define a estratégia para 2022, o PSB já tem seu roteiro montado. Alguns podem achar que ainda é cedo, mas caso os adversários da Frente Popular pretendam mesmo quebrar a hegemonia socialista que já vai no seu 15º ano consecutivo em Pernambuco, é preciso trabalhar um nome o quanto antes. Mesmo dispondo de excelentes quadros, é necessário que as forças antagonistas não cheguem fragmentadas no próximo pleito. 

Desde o dia 1º de janeiro que Geraldo Julio (PSB) assumiu o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pasta estratégica que pode lhe render maior visibilidade com vistas a sucessão de Paulo Câmara (PSB). O ex-prefeito do Recife já vem cumprindo uma série de agendas. Se nenhuma eventualidade acontecer no meio do caminho, Geraldo chega como forte favorito ao Palácio, mantendo a sequência de vitórias iniciada por Eduardo Campos em 2006.

Três dos maiores nomes do campo oposicionista cotados para o próximo pleito são prefeitos, e caso venham a participar de alguma chapa será preciso renunciar ao cargo ocupado, o que já pode ser considerado um prejuízo, tendo em vista que não existe garantia de resultado positivo. Ao mesmo tempo em que os adversários ainda não definiram a tática, Geraldo já está inserido no jogo.

Pedra no sapato – Durante a semana passada o ex-secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, e mais dois ex-gestores da Prefeitura do Recife foram indiciados pela Polícia Federal no inquérito  sobre as supostas irregularidades na compra de respiradores para auxiliar no tratamento contra Covid-19. Dependendo do desfecho dessa história, o fato pode causar um grande prejuízo eleitoral para Geraldo Julio (PSB). 

Encontro – Para registrar os 40 anos da juventude do PDT, a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, reuniu ontem (15), membros do seu partido para celebrar os ideais brizolistas. O encontro contou com a participação do líder da sigla na Câmara Federal, Wolney Queiroz, e também da secretária municipal do Trabalho, Adriana Rocha.

Meio ambiente – De acordo com o vereador de Caruaru, Anderson Correia (PP), a Prefeitura do município não está colocando de maneira adequada a água no açude e nas plantas do Parque Baraúnas, prejudicando também os animais que vivem no local. O parlamentar apresentará um requerimento visando a preservação da fauna e flora desses espaços. 

Reconduzido – O deputado João Paulo Costa (Avante) foi reeleito por unanimidade presidente da Comissão de Esportes e Lazer da Assembleia de Pernambuco, nesta segunda-feira (15). Durante seu primeiro mandato à frente do colegiado, nos anos 2019-2020, a Comissão realizou 17 reuniões, discutiu 127 projetos e aprovou 52 deles. O parlamentar, que vai permanecer liderando no biênio 2021-2022, agradeceu o apoio da Casa e se mostrou entusiasmado com a nova legislatura. 

Equipe – O apresentador Luciano Huck parece estar mesmo disposto a concorrer à Presidência da República no próximo ano. De acordo com a jornalista Thaís Oyama, Huck negocia a contratação do marketeiro político Marcos Peña, visto como um dos cérebros por trás da vitória de Maurício Macri para a presidência da Argentina em 2016. Há duas semanas os dois tiveram um encontro no Rio de Janeiro para debater os próximos passos. 

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO