Coluna da sexta-feira
Desde que deixou o Palácio do Campo das Princesas em dezembro de 2014, o ex-governador João Lyra Neto, que atualmente compõe os quadros do PSDB, resolveu deixar a vida pública de lado e até então não disputou mais nenhum cargo. Mesmo com a decisão tomada, seu nome é sempre lembrado por aliados. Em sua trajetória, João também teve duas passagens pela Prefeitura de Caruaru, marca já atingida pela sua filha Raquel Lyra (PSDB), que cumpre o segundo governo.
Em sua caminhada política, o empresário passou por nove partidos diferentes, incluindo duas passagens pelo PSB, sendo a última mais traumática, quando era o candidato natural para disputar o Governo do Estado e foi preterido pelo comando estadual da sigla, que apostou as fichas em Paulo Câmara (PSB). Mas a gota d’água veio dois anos depois, quando foi negado o direito de Raquel disputar o palácio Jaime Nejaim pelo partido. O troco veio posteriormente, quando ela venceu os socialistas nas urnas.
A arena política é um espaço carregado de vaidades e abdicar dos privilégios que ela oferece não é uma tarefa fácil. Após já ter exercido diversos cargos eletivos, João Lyra entendeu o momento certo para pendurar as chuteiras e passou a atuar apenas nos bastidores, contribuindo assim com a ascensão de novas lideranças que aos poucos têm pavimentado a própria caminhada.
Modelo – Buscando aperfeiçoar a TV Câmara Caruaru, o presidente da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, vereador Bruno Lambreta (PSDB), esteve ontem (28) na Assembleia Legislativa de Pernambuco para conhecer de perto o funcionamento da TV Alepe. O instrumento é uma importante ferramenta de comunicação para divulgar as atividades parlamentares da Casa.
Pressão – De acordo com o jornalista Guilherme Amado, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), tem pressionado parlamentares do seu partido para votar em Arthur Lira (PP) para a presidência da Câmara Federal. Mesmo não sendo mais deputado, o socialista tem tentado a todo custo interferir nos rumos da legenda na Casa.
Visitas – A deputada estadual Teresa Leitão tem aproveitado os últimos dias para cumprir uma série de agendas em municípios que compreendem a Região Metropolitana do Recife. Ontem (28), a petista esteve com Dra. Nadegi (Republicanos), prefeita reeleita de Camaragibe. Ainda na semana passada a parlamentar foi ao encontro de Yves Ribeiro (MDB) e Professor Lupércio (Solidariedade), prefeitos de Paulista e Olinda, respectivamente.
Inclusão – O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) protocolou nesta semana, um ofício com destino ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, solicitando a inclusão de mais dois grupos de brasileiros na lista de prioridades da vacinação contra a Covid-19. A sugestão do parlamentar é a inclusão dos transplantados de medula óssea e de mulheres mastectomizadas. O deputado aguarda agora uma apreciação do Ministério da Justiça.
Projeto – Ex-ministro da Saúde, o senador Humberto Costa (PT) apresentou um projeto de lei, nesta quinta-feira (28), para devolver aos valores de 2020 a cota para importação de insumos com a finalidade de fomentar pesquisas no país, especialmente contra a Covid-19. O valor para 2021 foi cortado em 69%, por uma decisão de Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a redução feita pelo governo Bolsonaro, em plena pandemia, é sem precedentes.