Pernambuco recebe 10 pacientes transferidos do Amazonas

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
24 de janeiro de 2021 às 10h30min
Foto: Daniel Travassos

Pernambuco recebeu, na noite deste sábado (23), 10 pacientes com a Covid-19 provenientes do Amazonas – Estado que vive uma situação crítica com hospitais lotados e escassez de oxigênio. Os pacientes chegaram ao Recife em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que aterrissou na Base Aérea do Recife, no bairro do Jordão, por volta das 22h. No local, equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu-192) e do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC) fizeram a triagem dos pacientes para posterior remoção para o HC e para o Hospital de Referência à Covid-19 – unidade Boa Viagem (antigo Alfa). Ao todo, 20 ambulâncias foram deslocadas para ajudar na operação, sendo 4 do Samu (2 básicas e 2 avançadas, equipadas como uma UTI), 1 avançada do HC e 15 da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), sendo 8 básicas e 7 equipadas como UTI.

A informação inicial era que os pacientes precisariam, apenas, de leitos de enfermaria e, com isso, seriam referenciados para o Hospital das Clínicas, que possui gestão federal. Contudo, após a triagem feita pelos médicos do HC e do Samu-192, ficou constatado que seis precisariam ser internados em leitos de UTI. Assim, quatro foram para leitos de enfermaria e um de UTI no HC. Como a unidade federal não tinha condições estruturais para acolher os outros pacientes graves, cinco, duas mulheres e três homens, foram encaminhados para leitos de UTI no Hospital de Referência estadual (antigo Alfa), que é a maior unidade Covid da SES-PE e que dará todo o suporte necessário para o restabelecimento dos quadros de saúde dos cidadãos do Amazonas. Para a transferência, além do Samu-192 e das ambulâncias da SES-PE, foi feita escolta com motos do Samu, da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e do Batalhão de Trânsito (BPTran), além de carros do BPTran.

A operação foi uma força-tarefa que envolveu a SES-PE, Central de Regulação do Estado, Secretaria de Saúde do Recife (Sesau/PCR), Samu-192, Hospital das Clínicas, CTTU, Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), Centro Integrado de Comando e Controle Regional de Pernambuco (CICCR),BPTran, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde, FAB e White Martins, que está fornecendo oxigênio para a ação.

Os pacientes e as equipes de saúde que os atenderam serão monitorados pelas equipes de Vigilância em Saúde do Recife e do Governo do Estado. Todos farão coleta de swab para posterior sequenciamento genético no Instituto Aggeu Magalhães/ Fiocruz-PE.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO