A próxima vítima
Ausente de toda campanha no Recife, o prefeito Geraldo Julio (PSB) surgiu das cinzas nos dois últimos dias de programa eleitoral de João Campos (PSB). De acordo com uma das pesquisas divulgadas durante a semana, a desaprovação do gestor na cidade é de 62% e esse pode ter sido um dos principais motivos de sua distância, fato pouco explorado pelos adversários do socialista na eleição.
Denúncias de supostos casos de corrupção na compra de materiais hospitalares para o combate à Covid-19 ainda são investigados pela Polícia Federal. O fato gerou um grande desgate a gestão. Como se já não bastasse isso, denúncias referentes ao uso da máquina pública tem sido destacadas em portais nacionais nesses últimos dias. Áudios, vídeos e prints afirmando que professores, gestores e terceirizados da rede municipal de ensino estão recebendo pressão para que votem e façam campanha para João Campos.
Se comprovados pela justiça, os fatos podem causar implicações ao prefeito na caminhada até a próxima eleição. Na linha sucessória, Geraldo é o candidato natural do PSB ao Governo do Estado em 2022, mas tudo passa pelo resultado da eleição do próximo domingo (15), onde seu afilhado político disputa voto a voto com Marília Arraes (PT) quem leva o 2º turno.
Posição – Candidato a vice-prefeito do Recife na chapa encabeçada por Patrícia Domingos (Podemos), o produtor cultural Leonardo Salazar (Cidadania) foi de encontro ao seu partido e declarou apoio a Marília Arraes (PT). Segundo ele, “quem quer mudança vota nela”, se referindo à petista.
Combate – Na reunião plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizada nesta quinta-feira (26), a deputada Teresa Leitão (PT) usou, não apenas o espaço de fala no plenário, mas também o seu lugar de fala enquanto mulher na política. Registrando o início da campanha de ativismo contra a violência praticada à mulher, que se estenderá pelos próximos 16 dias.
Coronavírus – Nas próximas três semanas, a tendência é que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em Pernambuco mantenham um nível de estabilidade com oscilação. Já no período de seis semanas, a probabilidade é de queda, ou estabilidade, quando se analisa o Estado por macrorregião. O estudo foi publicado nesta semana no Boletim Infogripe, atualizado semanalmente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Recursos – Reeleita com uma expressiva diferença de votos, a prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) esteve reunida com o líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB). Os dois discutiram investimentos nas áreas de saúde e infraestrutura viária, além de conseguir o apoio da Codevasf.
Decisivo – Acontece na noite de hoje (27), o último e decisivo debate no Recife. Com um cenário acirrado, todas as atenções estarão voltadas para o embate na Globo Nordeste. Essa será a última oportunidade que os dois prefeituráveis terão para se apresentar aos eleitores pela TV.