A deputada estadual Gleide Ângelo (PSB) estará nesta segunda-feira (12) às 14h, no distrito de Tejucupapo, município de Goiana, acompanhando às comemorações dos 27 anos de encenação da “Batalha das Heroínas de Tejucupapo”.
A parlamentar é autora do projeto de lei que concede o título de “Patronas da Defesa dos Direitos da Mulher no Estado de Pernambuco” às Heroínas de Tejucupapo. O PL tramita na Assembleia Legislativa do Estado.
No dia 23 de Abril de 1646, soldados holandeses tentavam saquear a então vila de São Lourenço de Tejucupapo, no município de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, e escolheram o momento em que haveria poucos homens no local. Não esperavam que as mulheres estivessem organizadas e prontas para a luta. Com paus, panelas, água fervente, pimenta e tudo que tinham em mãos como armas, eles resistiram bravamente e expulsaram os invasores.
A Batalha das Mulheres de Tejucupapo marca o que é considerada a primeira luta na história brasileira em que as protagonistas foram elas. A partir daí, elas passaram a ser tratadas como “Heroínas”.
Para manter viva a memória desta importante passagem histórica, há 27 anos é realizada a encenação da batalha, pelo Grupo Cultural Heroínas de Tejucupapo. Todo último domingo de abril, dezenas de mulheres de Tejucupapo viram atrizes: sobem o Monte das Trincheiras, vestem uma roupa de época e vão para o campo de batalha.
Este ano, por conta da pandemia, o evento, esperado ansiosamente pelas mulheres e visitantes, não pôde ocorrer na data tradicional. Mas as heroínas não deixarão 2020 passar em branco e realizarão a encenação nesse 12 de outubro de forma especial, com todos os cuidados com os protocolos de prevenção à Covid-19.