Lula será testado indiretamente nas urnas
Apesar da eleição ser municipal, muita gente espera que o acirramento nacional visto na eleição de 2018 esteja presente entre os candidatos que estão disputando a Prefeitura de Caruaru este ano. Entre os seis nomes colocados, Marcelo Rodrigues (PT) é quem tem citado o ex-presidente Lula (PT) em suas entrevistas, o que não é nenhuma novidade. O programa eleitoral de Marcelo também deve explorar fortemente a imagem do maior cabo eleitoral do partido e as realizações dos governos petistas na Capital do Agreste, mas a imagem de Bolsonaro nos demais palanques, ainda é uma incógnita.
Em 2012, o então candidato a reeleição, José Queiroz (PDT), explorou ao máximo a boa aprovação do ex-presidente, e acabou faturando a eleição. Entretanto em 2016, ano do impeachment de Dilma Rousseff (PT), Jorge Gomes (PSB) preferiu esconder a imagem de Lula na campanha, mesmo com uma vice do PT.
A estratégia de candidatura em Caruaru vem acompanhada de ônus e bônus. O lado negativo é a demonização que foi criada em torno do Partido dos Trabalhadores, após os supostos escândalos de corrupção envolvendo a sigla. Muita gente não aguenta ouvir qualquer menção ao partido. Por outro lado, os candidatos petistas saíram vitoriosos nas últimas eleições presidenciais em Caruaru, e é nisso que Marcelo tem apostado.
Tática – Buscando de volta o protagonismo em que viveu durante os governos Lula, o Partido dos Trabalhadores registrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cerca de 29 mil candidatos a vereador, além de 1.500 nomes para prefeituras de todo o país. Este ano tem sido uma boa oportunidade para observar se o ex-presidente ainda detém popularidade na região que o projetou para o mundo.
Desalinhado – Diferente do deputado Tony Gel (MDB), que tem se empenhado para eleger Marcelo Gomes (PSB) prefeito de Caruaru, os candidatos a vereador pelo MDB não têm demonstrado o mínimo de disposição para tal. Os materiais de campanha não fazem nenhuma referência ao socialista (PSB) que forma chapa juntamente com Ailza Trajano (PCdoB).
Ciumeira – A grita entre os vereadores do PSDB é grande. Eles reclamam que o comando da campanha da prefeita Raquel Lyra (PSDB) tem beneficiado a ex-secretária e candidata a vereadora Perpétua Dantas (PSDB). Os parlamentares estão se sentindo desprestigiados. A lamentação já vem desde o período pré-eleitoral.
Início – O programa eleitoral inicia nesta sexta (09) e segue até o dia 12 de novembro. Serão dois blocos com 10 minutos, além das inserções diárias com os candidatos a prefeito e vereador. A expectativa é grande para saber o tom adotado pelos postulantes.
Tempo – O candidato a prefeito de Caruaru Delegado Lessa (PP) é o que detém o maior tempo de rádio e televisão com 2’40”. Em seguida vem a prefeita Raquel Lyra (PSDB) com 2’39”; Marcelo Gomes (PSB) com 2’12”, Professor Marcelo Rodrigues (PT) com 1’14”, e por fim, Raffiê Dellon (PSD) que terá 1’12”.