Cenário Político: A disputa pelo voto bolsonarista no Recife

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
13 de julho de 2020 às 00h00min
Foto: Wilson Dias

Ao que tudo indica, a direita no Recife deve adotar a tese de múltiplas candidaturas, mas duas delas com uma maior afinidade ao programa de governo do presidente Jair Bolsonaro, que são as dos deputados estaduais Alberto Feitosa (PSC) e Marco Aurélio (PRTB). Os dois tem travado uma disputa pelo eleitor recifense mais conservador, e a paternidade de quem foi o pioneiro na defesa do projeto bolsonarista na capital pernambucana.

Apesar de nos últimos 20 anos a cidade do Recife ter elegido candidatos ligados à esquerda e centro esquerda, não se pode desprezar a força de quem recebeu mais de 430 mil votos no 2º turno da última eleição presidencial. Bolsonaro tem feito gestos ao Nordeste e isso tem elevado a sua popularidade na região. Embora o atual valor do auxílio emergencial ter sido definido graças a Câmara Federal, muitos que dependem do benefício enxergam como uma ação do Governo Federal, ajudando a capitalizar um eleitorado que não pertencia à base de apoio do presidente.

A disputa no Recife tem tudo para ser uma das mais acirradas dos últimos tempos, e sem dúvidas uma das estratégias será de nacionalizar o debate para os feitos do presidente em Pernambuco. Feitosa é ex-aliado dos socialistas, mas de um tempo pra cá o nome de Bolsonaro faz parte de todos os seus discursos. Seu novo partido também tem trabalhado uma reaproximação com o governo, o que pode ajudar a garantir o apoio do presidente ao seu projeto. 

Já Marco Aurélio, apesar de estar exercendo o seu primeiro mandato de deputado, é líder da oposição na Assembleia Legislativa. Ele participou efetivamente das eleições presidenciais em 2018 e possui uma identificação com o eleitor bolsonarista. Os dois são defensores ferrenhos de Bolsonaro na Alepe. A questão é ver quem de fato será mesmo candidato e garantir o voto desse eleitorado que pode fazer a diferença na disputa.

Aceno – Após um rompimento entre Bolsonaro e o PSL, uma reaproximação parece estar bem próxima de acontecer. Visando aumentar a base de apoio no Congresso Nacional, o Planalto chegou a oferecer cargos ao deputado e presidente nacional da sigla Luciano Bivar, que também já sinalizou de forma positiva para uma aliança entre os dois.

Diálogo – Chamou a atenção a proatividade da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Alepe, comandada pelo Delegado Lessa, que vem desenvolvendo diálogos importantes em um momento tão delicado da economia de Pernambuco. O deputado realizou reuniões englobando entidades do Movimento Pró-Pernambuco, como a Acic Caruaru, e secretários do Governo. No início da legislatura em 2019, poucos conheciam esse novo perfil do Delegado Lessa, mas o parlamentar foi eleito como presidente do colegiado e tem defendido a força do Polo Têxtil como uma matriz econômica do estado.

Avanço – A partir de hoje (13), comércio varejista, shoppings centers, salões de beleza, barbearias, clubes, venda de veículos e templos religiosos voltarão a funcionar em Caruaru e no Agreste. Todas as medidas de segurança deverão ser cumpridas para que os municípios não recuem no Plano de Convivência. Antes do anúncio do Governo do Estado, entidades pressionaram incansavelmente para esse retorno.

Expectativa – Com o retorno das atividades econômicas é necessário observar com atenção o crescimento, estabilização ou recuo da epidemia em Caruaru e no Agreste. A expectativa é de que outros setores como academias, bares e restaurantes avancem nas próximas semanas, movimentando outra grande cadeia produtiva da economia na região.

Recuo – Já em Petrolina, o prefeito Miguel Coelho (MDB), que vinha dando passos largos para a retomada econômica do município, recuou. O gestor anunciou que a partir de hoje (13), apenas serviços essenciais estarão autorizados a funcionar durante Os próximos 14 dias. A cidade sertaneja teve um considerável aumento de casos nos últimos dias.

Dobradinha – É possível que a aliança entre PT e PSOL, que foi confirmada na capital pernambucana, também se reproduza em Caruaru. A expectativa é que os dois partidos liderem uma frente de esquerda na cidade. Juntos eles formam um tempo de Rádio e TV interessante para apresentação de um Plano de Governo, podendo ainda agregar outras siglas no palanque.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO