O governo federal retificou no Diário Oficial da União de hoje (23), a data de exoneração de Abraham Weintraub do cargo de ministro da Educação. A saída de Weintraub do governo foi publicada no último sábado (20), horas depois de o então ministro desembarcar nos Estados Unidos. Com a correção, o novo decreto informa que Weintraub foi exonerado “a partir de 19 de junho de 2020”.
A publicação da correção ocorre depois de questionamentos à suposta colaboração de órgãos oficiais à “fuga” de Weintraub do País. Ontem (22), o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União ingressou com uma representação para que a Corte apure se houve participação irregular do Itamaraty na viagem do ex-ministro.
Weintraub, que é investigado pelo Supremo Tribunal Federal, usou sua condição de ministro para desembarcar em Miami no sábado passado e, assim, driblar as restrições de viagens para brasileiros em razão da pandemia do novo coronavírus. Horas depois, no sábado, o governo publicou edição extraordinária do Diário Oficial com sua exoneração.