Para reforçar o atendimento para os pacientes com Covid-19, a Prefeitura do Recife recebeu mais 30 respiradores artificiais para equipar as UTIs dos sete hospitais de campanha municipais. Nas últimas semanas, a gestão municipal recebeu 142 ventiladores pulmonares e contratou mais de 500 profissionais, o que possibilitou a abertura de 100 UTIs e ainda vai permitir a ativação de novos leitos de terapia intensiva para os pacientes com Covid-19, em estado grave, nos próximos dias. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) em transmissão ao vivo pela internet, na manhã desta terça-feira (09).
A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife recebeu 30 respiradores de uma fabricante alemã adquiridos no início de maio, a um representante nacional, ao custo de R$ 75 mil cada. Todos possuem certificados internacionais reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já nas contratações, a Prefeitura do Recife admitiu 4.172 profissionais como reforço para enfrentamento à pandemia, sendo 3.354 profissionais de saúde, dos quais 622 são médicos, 636 enfermeiros, 1393 técnicos de enfermagem. O número inclui contratados de forma efetiva e temporária para atuação nos hospitais de campanha, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nas unidades de Atenção Básica, Vigilância à Saúde, entre outros.
Mais de 9.800 pessoas foram atendidas nos sete hospitais de campanha municipais e nas outras duas unidades que têm leitos da Prefeitura para pacientes com covid-19. A estrutura já propiciou cerca de 3.200 internações, e mais de 1.400 pessoas já tiveram alta.