O prefeito Geraldo Julio assinou nesta quarta-feira (27), ao lado da secretária da Mulher Cida Pedrosa, Projeto de Lei para criar o Fundo Municipal de Política para as Mulheres. A iniciativa, faz do Recife a primeira cidade do Brasil a criar um fundo voltado para o gênero. O projeto, foi enviado para a Câmara Municipal do Recife e uma aprovado e a Lei sancionada, contará com aporte inicial de R$ 500 mil da Prefeitura do Recife. A ação aconteceu durante os 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher.
Com o fundo, a Secretaria da Mulher do Recife poderá captar recursos nacionais, internacionais e de iniciativa privada, voltados para o desenvolvimento das suas ações, como o Centro de Referência Clarice Lispector que acolhe e orienta mulheres em situação de violência doméstica, Maria da Penha vai à Escola, que busca desconstruir as desigualdades de gênero e enfrentamento aos preconceitos de raça, orientação sexual, e contra pessoas com deficiência no âmbito da comunidade escolar, capacitação profissional, entre outros.
Dos recursos captados, 50% serão destinados para as ações de gênero, 40% para custeio da secretaria e 10% para financiar iniciativas da sociedade civil. O fundo também fará parte da plataforma Quero Impactar. Lançado em julho deste ano, a plataforma consiste em um financiamento coletivo (crowdfuding ou vaquinha virtual) em que o cidadão poderá destinar parte do Imposto de Renda para iniciativas ligadas à cultura, esportes e políticas para crianças, idosos e pessoas com deficiência, sem que o contribuinte tenha qualquer gasto adicional, pois o recurso é parte do que já seria pago no IR.