Cenário Político: suplentes ganham visibilidade nessa eleição 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
10 de agosto de 2022 às 07h00min
Foto: Zeca Ribeiro

Coluna da quarta

Nunca, numa corrida eleitoral, os suplentes dos candidatos ao Senado ganharam tanto destaque em Pernambuco. A regra eleitoral exige que cada chapa apresente dois nomes e o que era apenas uma mera composição se tornou algo importantíssimo para avançar em regiões ou determinados setores.

Visando ganhar espaço no Sertão do São Francisco, onde Miguel Coelho (UB) possui força, o suplente de André de Paula (PSD) é o ex-prefeito de Petrolina Julio Lossio. Já o de Miguel, passou por uma articulação interna. Com uma chapa puro-sangue, Marcos Amaral foi escalado para a missão e estará ao lado de Carlos Andrade Lima (UB).

Distante da cena política, o ex-deputado Silvio Costa foi escolhido como suplente de Teresa Leitão (PT) e em determinados momentos tem ganhado mais visibilidade do que a própria petista durante os atos realizados pela Frente Popular, o que pode deixar o eleitor confuso sobre quem realmente é o nome que está na disputa para a Casa Alta. 

Já a chapa tucana, que conta com o Cidadania na federação, anunciou ontem (9) o auxiliar de Guilherme Coelho (PSDB). A liderança do trade turístico, Fred Loyo, é quem estará na missão para atrair membros dessa importante cadeia, responsável por gerar emprego e renda no estado.

O mandato de senador dura oito anos e ao longo desse período, situações onde os suplentes ocupam a cadeira são comuns, tornando a escolha ainda mais criteriosa, diante da relevância e responsabilidade que esse cargo traz.

Prestígio
O setor hoteleiro do Litoral Sul esteve em peso no lançamento de Fred Loyo (PSDB) para a suplência de Guilherme Coelho (PSDB), candidato ao Senado. O gesto comprova que a chapa encabeçada por Raquel Lyra (PSDB) conquistou o apoio de um segmento influente no estado.

Reeleição
Uma importante liderança do Cidadania revelou à coluna que o partido projeta uma votação de 110 mil votos para Daniel Coelho. Sobre as perdas na chapa de federal, a exemplo de Guilherme Coelho (PSDB), também foi informado que peças estão sendo reposicionadas para que a conta feche.

Registrado
Após a intenção do União Brasil em lançar Zeca Cavalcanti como federal, o ex-prefeito de Arcoverde conseguiu, junto ao Tribunal Regional Eleitoral, a retificação da ata para disputar uma vaga na Alepe, contrariando a cúpula do seu partido. O movimento pode deixar o candidato sem o fundo partidário.

Apoio cristão
Miguel Coelho (UB) segue conquistando importantes apoios no segmento evangélico. Foi oficializado ontem (9), na capital pernambucana, o apoio de Cleiton e Michele Collins, ambos do PP, à candidatura do ex-prefeito de Petrolina ao Governo do Estado, ampliando também espaço na RMR.

Homenagem
Falando em Michele Collins (PP), a Câmara do Recife aprovou ontem (9) o projeto que prevê a concessão da Medalha de Mérito José Mariano ao presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, que é de autoria da parlamentar. A matéria recebeu 24 votos favoráveis e 3 contrários.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO