Cenário Político: Priscila pode ficar de fora da majoritária

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
20 de julho de 2022 às 07h00min
Foto: Nando Chiappetta

Coluna da quarta

Exercendo seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a deputada Priscila Krause (Cidadania) era dada como certa na chapa majoritária encabeçada por Raquel Lyra (PSDB). Mas nos últimos dias, a tese vem perdendo força e Priscila pode tentar garantir a manutenção do seu mandato na Alepe.

Raquel tem encontrado dificuldades estruturais para manter sua pré-campanha de pé e esse agravante pode comprometer o desempenho do projeto tucano, retardando ainda mais o anúncio da chapa completa. Ainda em maio, Bruno Araújo veio até o Recife e garantiu que a pré-candidatura da ex-prefeita de Caruaru seria prioridade do PSDB, mas na prática não é o que tem acontecido.

Priscila sempre fez um trabalho diferenciado, com intensas fiscalizações ao governo estadual, principalmente no que diz respeito a compras e licitações. Arriscar a majoritária seria um grande prejuízo para a deputada e oposição, levando em conta que a campanha de Raquel pode faltar oxigênio e ficar pelo meio do caminho no momento decisivo.

Incerteza
Toda essa indefinição também tem levado Priscila Krause (Cidadania) a segurar o anúncio do seu aliado para a Alepe, o vereador Alcides Cardoso (PSDB). O recém tucano tem acompanhado a deputada nas agendas e buscará herdar os votos da parlamentar numa possível ida dela para a majoritária.

Recepção
Pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB) não perdeu tempo e fez questão de recepcionar o ex-presidente Lula e sua comitiva no aeroporto, no final da noite de ontem (19). O socialista quer aproveitar todos os momentos que puder para garantir imagens ao lado do petista.

Mudança
Parece ironia do destino, mas o local do evento onde o ex-presidente Lula irá discursar em Garanhuns, durante sua passagem por Pernambuco, se chama “Arena 177”, mesmo número do Solidariedade, partido de Marília Arraes. Entretanto, na tentativa de não fazer referências à pré-candidata ao Governo do Estado, o local passará a se chamar, ocasionalmente, “Arena 13”.

É oficial
Após várias especulações em torno da vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) continuar ocupando o mesmo posto na majoritária, seu nome foi chancelado no primeiro encontro do conselho político da Frente Popular. Logo mais, em Garanhuns, o ex-presidente Lula oficializará a chapa completa.

Proposta eleitoral
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta terça-feira (19), que manterá o valor de R$ 600 para o Auxílio Brasil, caso seja reeleito nas eleições de outubro. O anúncio deve ter um impacto no eleitor que está em dúvida sobre quem votar e pode causar um efeito positivo na reeleição do chefe do Planalto.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO